Início > Outros > PNUD e Petrobras apresentam curso de aceleração das metas da ONU para 2030 a Municípios do Conleste

Publicado em:  29/04/2019

Representantes da Prefeitura Municipal de São Gonçalo participaram, na última semana, da apresentação do Projeto Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Petrobras.

Organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), o órgão será facilitador para o contato entre o PNUD e os oito municípios do Consórcio escolhidos pela Petrobras, são eles: Araruama, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Guapimirim, Magé, Maricá, Saquarema e São Gonçalo. Estes, serão contemplados com o programa de capacitação online “Integrando Agenda 2030 e ODS”, no plano de aprendizado que será direcionado a gestores municipais, representantes de organizações da sociedade civil e do setor privado, no intuito de que esses sejam replicadores das práticas aprendidas com o programa.

“Essa parceria com o PNUD está sendo desenvolvida em 116 municípios do entorno de operações da companhia. A parceria com o PNUD é para integrar e acelerar o alcance dos ODS e, também, identificar as metas da Agenda 2030 com diagnósticos locais que respeitem a realidade desses locais onde atuamos”, frisou a gerente de Programas Sociais da Petrobras, Marcela Levigard.

O PNUD é uma agência da rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) – assim como a UNESCO e a UNICEF – e contribui para o crescimento inclusivo e sustentável do Desenvolvimento Humano através de parcerias com o Estado, a sociedade civil organizada e o setor privado.

De São Gonçalo, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto, o secretário de Meio Ambiente, Rafael Abreu, além dos subsecretários de Meio Ambiente, Thiago Gonçalves e Luiz Antônio Dias, e do subsecretário de Urbanismo, Arão Almeida.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista