Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Documento será encaminhado para a Câmara de Vereadores para aprovação
A Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Subsecretaria da Infância e Adolescência, realizou, na manhã desta quinta-feira (27), o lançamento do “Plano Municipal pela Primeira Infância de São Gonçalo: Construção Democrática e Participativa 2023 – 2033”.
O documento é um importante instrumento político e técnico, construído através de um processo democrático e participativo, com a presença de diferentes secretarias e órgãos públicos da administração municipal, poder legislativo, judiciário e sociedade civil.
“É preciso investir na primeira infância, eles são o futuro da nossa cidade. Vamos encaminhar o plano para a Câmara de Vereadores para ser aprovado o mais breve possível, porque entendemos a urgência da causa”, disse o vice-prefeito Sérgio Gevu.
“É muito importante a participação da sociedade como um todo para a efetivação do plano municipal, por isso precisamos contar com o apoio de todos, tanto dos acadêmicos, dos vereadores, do Executivo e da sociedade civil”, reiterou o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.
A apresentação do documento, que aconteceu no auditório do Sesc São Gonçalo, contou com a participação de importantes representantes que atuam diretamente pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes: o subsecretário da Infância e Adolescência de São Gonçalo, Alan Rodrigues; a superintendente da Infância e Adolescência de São Gonçalo, Mariana Frizieiro; a promotora Fernanda Louise; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Antônio Carlos da Silva; a professora da UERJ, Dra. Maria Tereza Tavares; a representante do Fórum DCA, Luzinete Martins Moreira; a conselheira tutelar, Camila Bezzoco; e os vereadores Dr Armando Marins, Evangelista Ubirajara e Felipe Guarany.
“É importante investir no desenvolvimento da primeira infância, pois só assim não será preciso suprir ao longo dos anos todas as ‘sequelas’ que surgirem. É um investimento extremamente necessário. É louvável a elaboração desse plano municipal e estaremos empenhados em colocá-lo em prática”, afirmou a promotora Fernanda Louise.
Durante o lançamento foram apresentadas as metas e estratégias para assegurar os direitos e o desenvolvimento integral de crianças na faixa etária de zero a seis anos de idade, que serão, efetivadas, ao longo dos próximos 10 anos.
Plano – O Plano Municipal pela Primeira Infância de São Gonçalo é um guia para a atuação do poder público, da sociedade e das famílias, corresponsáveis na proposição, atuação e controle das políticas públicas de qualidade necessárias ao cumprimento do princípio legislativo que estabelece a criança como prioridade absoluta.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados