Início > Saúde > Plano de contingência define estratégias no combate ao Coronavírus em SG

Plano de contingência define estratégias no combate ao Coronavírus em SG

Compartilhe isso:


Publicado em:  03/03/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizou, na tarde desta terça-feira (3), a primeira reunião do plano de contingência contra o novo Coronavírus para definir as ações, preparar para o monitoramento, controle e assistência a possíveis casos de infecção. Médicos, enfermeiros, diretores e administradores dos postos de saúde, Polos Sanitários e hospitais públicos e particulares do município participaram do encontro.

Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, duas ambulâncias serão disponibilizadas somente para possíveis pacientes com Coronavírus e os profissionais da rede irão fazer capacitação para coleta do material respiratório (COVID-19). “Como todo Plano de Contingência, são traçados vários cenários e temos de pensar em tudo, desde uma situação mais leve até situações mais críticas. O objetivo do plano é direcionar ações e procedimentos de responsabilidade para se antecipar a possíveis surtos que podem ocorrer. O importante é que toda a rede esteja ciente dos critérios que devem ser observados na triagem, além dos protocolos e fluxos para encaminhamentos de materiais coletados para diagnóstico ou descarte dos casos que venham a ser considerados suspeitos”, explica.

O plano de contingência será evoluído a cada etapa de enfrentamento do novo coronavírus. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Glaucia de Oliveira, é importante que os profissionais realizem a conduta de tratamento, de acordo com o protocolo. “O importante é que toda a rede esteja ciente dos critérios que devem ser observados na triagem, além dos protocolos e fluxos para encaminhamentos de materiais coletados para diagnóstico ou descarte dos casos que venham a ser considerados suspeitos.

Ao se definir um caso como suspeito é importante proceder com o isolamento do paciente, através da colocação de máscara cirúrgica e segregação em área com pouca ou nenhuma circulação de pessoas. O fato deve ainda ser notificado imediatamente às autoridades epidemiológicas locais. “Só podemos realizar um plano de contingência com a unificação dos programas de saúde existentes no município. Realizando um acolhimento com qualidade, teremos êxito em nossa luta. Não podemos desvalorizar nenhum sinal ou sintoma”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China, e provoca a doença denominada COVID-19. A Vigilância Epidemiológica do município mantém hoje o monitoramento de dois casos suspeitos da doença.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content