Turismo e Cultura
Cidade Ilustrada: Transformação cultural e urbana em São Gonçalo através da arte
03/05/2025
Domingo de sol, cultura e muito pedal em São Gonçalo. Assim foi realizada mais uma edição do projeto “Pedal da Família”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fundação de Artes de São Gonçalo e o grupo Santa Isabel Bike Club. O passeio, que foi realizado neste domingo (05/11), teve início às 8h e reuniu mais de 100 ciclistas de clubes de São Gonçalo, Niterói e do Rio de Janeiro. Nesta edição, os participantes visitaram o sítio Paraíso, no Largo da Ideia.
Animados, os ciclistas, entre eles crianças e idosos, puderam conhecer a réplica da locomotiva conhecida como “Trem de Calcário”. A ciclista Emanuelle dos Santos, de 34 anos, já esteve em outras edições do projeto e revelou que o pedal é um incentivo na prática de atividades saudáveis .
“Eu acho incrível aliar belas paisagens, com locais históricos e o ciclismo. Este projeto, sem dúvidas nos incentiva à prática de exercícios e atividades saudáveis”, concluiu a ciclista.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, esta iniciativa faz com que o cidadão possa conhecer melhor a cidade onde vive.
“Um evento como o Pedal da Família é uma iniciativa importante na divulgação dos pontos turísticos da cidade. São Gonçalo possui paisagens belíssimas como o Alto do Gaia, as Grutas de Caulim, dentre outras, que merecem ser exploradas pela população”, reiterou o secretário.
De acordo com o organizador do evento, Ezequiel dos Santos Brito de Souza, o “Pedal da Família” foi além das expectativas.
“O evento foi maravilhoso. Reunimos várias famílias, mais de cem ciclistas estiveram presentes, o que mostra o interesse da comunidade em pedalar e conhecer lugares novos em São Gonçalo. O que eu gostaria de destacar nesse Pedal da Família foi a participação das crianças, uma garantia de futuro para o ciclismo”, reiterou Ezequiel.
Autor: Ascom
Fonte: SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados