Início > Guarda Municipal > Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de São Gonçalo, completa um ano de atuação

Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de São Gonçalo, completa um ano de atuação

Compartilhe isso:


Publicado em:  04/09/2025

Grupamento foi responsável por atuar e prestar apoio a 35 ocorrências este ano

O Grupamento Patrulha Maria da Penha, que faz parte da Guarda Municipal de São Gonçalo, celebrou um ano de atuação nesta quarta-feira (3). Composto por oito agentes da Guarda, o grupamento é formado por quatro homens e quatro mulheres, que atuam em equipe, seguindo uma escala de plantão. Neste um ano, o grupamento foi responsável por atuar e prestar apoio a 35 ocorrências de violência doméstica.

O Grupamento atua diretamente em casos de agressões e ameaças contra a integridade de mulheres. A Patrulha Maria da Penha contribui para proteção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, de forma integrada às ações realizadas pela rede de atendimento que combatem a violência contra a mulher.

Das 35 ocorrências de violência doméstica nas quais esteve diretamente ligado, o grupamento obteve como resultado 13 acompanhamentos de vítimas a hospitais, 30 deslocamentos à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) para registros de ocorrências, 15 prisões, 14 encaminhamentos ao Instituto Médico Legal da Polícia Civil para realização de exames de corpo de delito na Sala Lilás; sete apoios no recebimento da medidas protetivas; seis acompanhamentos ao Centro Especial de Orientação a Mulher (CEOM); 19 conduções de vítimas até casa de familiares/ou lugar seguro; sete conduções do autor suposto dos fatos até à DEAM, entre outros.

Dentre as diversas ocorrências do grupamento, uma das ocorrências de destaque aconteceu no dia 23 de novembro de 2024, quando o grupamento prendeu em flagrante um homem agredindo a sua companheira, que estava grávida. A ocorrência foi captada pelas câmeras de monitoramento da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), que alertou a equipe da Guarda. O agressor foi levado para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), junto com testemunhas. A mulher foi encaminhada para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, onde recebeu atendimento médico e foi liberada.

“O Grupamento Patrulha Maria da Penha atua sempre buscando combater a violência contra mulheres. Também atuamos juntamente com outras instituições para conscientizar as mulheres sobre os tipos de violência e como denunciá-las. É um trabalho de extrema importância! Todos os dias a gente vê como as mulheres aprendem conosco e tiram dúvidas. Já conversei com uma senhora que entendeu que sofria violência psicológica do marido e a orientamos. É algo que dá resultado todos os dias e estamos a postos e prontos para a população”, disse Rejane Santos, uma das coordenadoras do projeto.

Eventos – A Guarda Municipal preparou eventos neste mês de setembro para reafirmar a importância das ações e comemorar um ano de atuação do grupamento. No dia 16, agentes do grupamento estarão em Unidades Municipal de Pronto Atendimento (UMPAs) em ações de conscientização contra a violência doméstica. Nos dias 17 e 18, acontecerá um curso de capacitação para agentes da Guarda no Teatro Municipal com temas ligados ao combate à violência doméstica. No dia 25 de setembro, os agentes estarão em escolas da rede municipal falando sobre o grupamento. No dia 26, será realizada uma ação social externa denominada ‘Vozes pela Vida’, das 9h às 17h, nas proximidades do Pátio Alcântara, destacando a importância das ações e acolhimento, com distribuição de panfletos.

Onde denunciar:

Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher

Disque 190 – Em Situação de flagrante

Buscar a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM).

Serviços:

CEOM – Centro Especial de Orientação à Mulher Zuzu Angel (21) 3758-5060 / (21) 96427-0012 / (21) 99607-0043

Sala Lilás – Atendimento especializado para mulheres vítimas de violência (21) 2701-5622 | (21) 3715-2155 / (21) 99960-6715

Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres – subsecretariademulheressg@gmail.com

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content