Meio Ambiente
Programa Limpa Rio reforça atuação em São Gonçalo
03/01/2025
Através de solicitação realizada à Ouvidoria Municipal de São Gonçalo, uma equipe da Coordenadoria de Proteção Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi até uma residência na Trindade, na manhã desta quinta-feira (27), verificar denúncia de maus-tratos a animais. Após a abordagem, quatro pássaros silvestres foram apreendidos.
De acordo com o coordenador de Proteção Animal, Sérgio Fonseca, a denúncia foi realizada após vizinhos verificarem o mau cheiro vindo da casa. Eles suspeitavam que o dono do imóvel criava animais para serem vendidos posteriormente.
“Já havíamos feito uma visita com a Vigilância Sanitária e, agora, voltamos ao local e constatamos a criação ilegal de quatro pássaros silvestres. Também encontramos cães de três raças diferentes sendo criados em cativeiro. Já autuamos o proprietário e ele tem 72 horas úteis para apresentar toda documentação referente aos cuidados e saúde dos animais”, explica Sérgio, que esteve acompanhado pela coordenadora de projetos da Secretaria de Meio Ambiente e conselheira de Proteção Animal, Aretha Salles, pelo fiscal de Meio Ambiente, Márcio Nocchi, e pela assistente social, Daniele Fontoura.
Os quatro pássaros apreendidos serão encaminhados à Área de Preservação Ambiental (APA) de Guapimirim, onde serão libertados em seu habitat natural. Os cães continuam sob posse do proprietário até que toda documentação seja apresentada até a próxima quinta-feira (72 horas úteis).
Legislação
Para criar as aves em cativeiro, é preciso ter autorização do Ibama. Segundo a Lei Federal 9.605, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, é crime”. A pena pode chegar a um ano de detenção e multa.
Autor: Aaron Cesar
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados