Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Após semanas de aulas sobre percepção de risco, primeiros socorros e proteção ao meio ambiente, dezenas de alunos da Escola Municipal Florisbela Maria Nunes Haase, no bairro Boa Vista, tiveram uma manhã de diversão na casa de jogos PlayToy após a finalização do Projeto “Defesa Civil nas escolas”. A iniciativa tem o objetivo de esclarecer e sensibilizar os alunos, visando o estímulo da discussão do tema em ambiente familiar.
“É fundamental formarmos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade se reconhecendo como responsáveis pela sua própria segurança e também pela proteção ao meio ambiente. Embora sejam assuntos sérios, buscamos sempre abordar esses temas de forma lúdica e de fácil assimilação. O evento de encerramento é de extrema importância, pois muitos desses alunos moram em áreas carentes e nunca tiveram essa oportunidade”, disse o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Carlos da Silva Haag.
As atividades contemplam palestras sobre o trabalho da Defesa Civil e brincadeiras lúdicas, como um jogo de tabuleiro gigante chamado Riscolândia, onde as crianças percorrem as casas e respondem perguntas relacionadas aos temas ministrados. Na maquete, os alunos podem ver situações de risco, como deslizamento de terra e alagamentos.
“O projeto existe há cerca de cinco anos e já capacitou mais de 1500 alunos da rede pública municipal de ensino da cidade. São realizados seis encontros, uma vez por semana, e no penúltimo encontro é realizada uma gincana com brincadeiras ligadas aos temas abordados nas aulas, e as equipes vencedoras ganham um passeio à casa de jogos Playtoy”, conta o coordenador do projeto, Ricardo do Vale.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados