Início > Saúde > Parceria entre Prefeitura e Sesc amplia exames de mamografia e papanicolau em SG

Publicado em:  03/07/2019

Desde a última segunda-feira (1), mais de 90 mulheres já foram assistidas pela Unidade Móvel Saúde Mulher, uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Sesc, que realiza gratuitamente exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (papanicolau). Como forma de ampliar o acesso à população, a unidade estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 31 de julho, recebendo apenas pacientes encaminhadas via Sistema de Regulação (Sisreg) – mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolau.

“Eu fui a uma consulta na Clínica Municipal do Barro Vermelho e lá a minha ginecologista fez o pedido do exame tem 15 dias, e ontem mesmo recebi a ligação para vir fazer. Ano passado não consegui fazer e achei muito boa a iniciativa, é bom que ainda mais gente pode fazer esse exame. É muito importante!”, disse Luzia Carvalho, de 60 anos, moradora do Jockey, que realizou a mamografia hoje.

A parceria com o Sesc teve início em fevereiro, e durante dois meses alcançou quase 3 mil pessoas. A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9m x 3m, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do preventivo. Em paralelo aos exames, serão realizadas ações de orientação em saúde para mulheres.

Em 2018 a Secretaria Municipal de Saúde realizou 30 mil mamografias. O exame possui um alto índice de procura não só em São Gonçalo mas em todo país. O processo para a realização do exame tem início no posto de saúde da localidade onde a pessoa mora, as informações pessoais e cadastrais são enviadas para a Central de Regulação do município e enfim encaminhadas ao Sesc. A intenção é que os resultados fiquem prontos em aproximadamente 15 dias a partir da realização dos exames.

“Estava há quatro meses aguardando a liberação, fiz o meu pedido no Posto de Saúde Mahatma Gandhi, no Jardim Califórnia, perto de onde eu moro. Fui muito bem atendida e sei que é muito importante mantermos nossos exames atualizados, cuidar da nossa saúde independente da idade!”, disse Janete Morel, de 62 anos.

Na unidade de atendimento as pacientes são assistidas por funcionários do Centro de Regulação, que orientam e esclarecem dúvidas sobre os exames, além enfermeira, técnicas e uma educadora em Saúde.

“A principal ferramenta é a conscientização. Meu trabalho aqui é orientar e alertar as mulheres sobre a importância de realizar os exames e de mantê-los em dia. A importância do projeto é dar acesso a essas pessoas. Queremos deixar esse legado no município, oportunizando um exame de alta qualidade para que elas possam ter o resultado de forma satisfatória”, afirmou Shellyda Rangel, Educadora em saúde da unidade Sesc.

O equipamento utilizado para os exames detecta dois dos cânceres que mais acometem as mulheres brasileiras: o de mama e o de colo de útero. Se forem diagnosticados precocemente oferecem às pacientes de 95% a 100% de chance de cura. Para o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, ampliar o atendimento é garantir o bem-estar e a saúde integral das mulheres.

“Somos um município com mais de 1 milhão de habitantes. Sabemos que todas as equipes da rede de Saúde têm realizado um grande esforço para que a demanda seja suprida, e poder contar com essa parceria garante não só à rede, mas à população, mais possibilidades de acesso nos exames preventivos e diagnósticos. Esperamos um grande público e que as pessoas utilizem deste serviço que é um direito”, afirmou.

O objetivo é que mais de mil pessoas sejam atendidas. O resultado final do exame é encaminhado ao Espaço Rosa, localizado no Complexo Hospitalar Luiz Palmier.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga