Início > Posturas > Palestrante dá dicas de estratégia de vendas para ambulantes

Palestrante dá dicas de estratégia de vendas para ambulantes

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/10/2019

Ambulantes que atuam em São Gonçalo participaram, na noite da última terça-feira (29), da palestra motivacional do ex-camelô David Portes, que contando sua história de vida, consegue levar dicas de marketing aos trabalhadores informais que trabalham na cidade. O evento aconteceu no Sesc, no bairro Estrela do Norte.

Segundo o subsecretário de Posturas, Everson Fernandes, a atividade é uma forma de aproximar os vendedores do órgão fiscalizador e mostrar que com atendimento diferenciado, é possível ter sucesso nas vendas. “Quando realizamos o nosso trabalho, a ideia não é ter afastamento dos ambulantes com as fiscalizações que realizamos. É de fazer com que as pessoas tenham consciência de que devemos seguir regras para manter o ordenamento nas calçadas para não atrapalhar o fluxo de pessoas. Somente em Alcântara temos cerca de 800 ambulantes”, conta.

No momento mais difícil de sua vida, Portes descobriu que podia ser empreendedor. Em 1986, sem emprego, sem casa e com apenas o equivalente a R$ 12 no bolso, seguiu seu instinto e arriscou: deixou de comprar remédios para a esposa grávida para adquirir alguns doces para revenda. Em menos de uma hora nas calçadas do Centro do Rio de Janeiro, ele já tinha arrecadado o dobro do que havia investido. Resolveu se estabelecer no local como camelô. Em um ano, a Banca do David já contava com mais de 300 itens para venda.

“O diferencial que vai fazer as coisas acontecerem. Você só é notado quando é visto, não tenha dúvidas disso. A maioria das pessoas fica apenas na boa ideia e não passa para a ação. A grande diferença está naqueles que conseguem tirá-las do papel e transformá-las em realidade. O que é pior? Se arrepender de algo que fez ou do que não fez?”, explica o palestrante.

Ambulantes há 20 anos vendendo artesanato nas ruas do Centro da cidade, as amigas Vilceia Souza, 58 anos, e Ana Claudia Santana, 53 anos, participaram da atividade para conhecer novas opções que possam auxiliar no aumento das vendas. “É interessante sempre conhecer novas técnicas de vendas. Foi ótimo ver um caso de sucesso como este”, avaliaram.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content