Saúde e Defesa Civil
Novo PAM Coelho deve ser entregue à população em maio
03/05/2025
Indicada para prevenir as formas graves da tuberculose e meningite em crianças com menos de cinco anos de idade, a vacina BCG foi tema de uma palestra para pais na manhã desta segunda-feira (1), no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara.
A BCG faz parte do Calendário Básico de Vacinação e é obrigatória para menores de um ano, que devem ser vacinados nos primeiros dias de vida. É importante destacar que, para os recém-nascidos receberem a vacina, eles devem apresentar um peso igual ou maior que 2kg e estar em perfeitas condições de saúde. Estudos indicam que as crianças que não foram vacinadas no início da vida podem e devem receber a vacina durante a idade escolar.
“Sabe aquela marquinha no braço das crianças que costuma ter até um centímetro de diâmetro e que dura para a vida toda? Ela é uma reação da vacina conhecida como BCG. Ocorre a formação da feridinha no braço, formando assim uma úlcera, que depois de cicatrizada, serve como uma prova de vacinação”, explica a enfermeira e diretora do Polo, Ana Paula Silva.
Mãe de primeira viagem, a artesã Karina Maia, 19 anos, esteve na unidade para pegar informações sobre dias de aplicação da vacina e se deparou com a palestra. “Gostei muito da proposta porque muitas mães dão a vacina sem saber o porque da necessidade dela. Amanhã mesmo estou aqui com meu pequeno Breno”, explica.
A vacinação da BCG no Polo Sanitário Hélio Cruz é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. A unidade fica localizada na Rua da Concórdia, s/n, em Alcântara.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Notícias relacionadas
Mais Acessados