Início > Saúde > Paiva ganha unidade de saúde totalmente revitalizada

Paiva ganha unidade de saúde totalmente revitalizada

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/05/2023

USF Victor Chimelly é o 20º posto reestruturado nesta gestão, obedecendo todas as normas da Anvisa

O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, entregou mais uma Unidade de Saúde da Família totalmente reestruturada. A USF Victor Chimelly, no Paiva, tem capacidade para atender oito mil usuários e é o 20º posto de saúde revitalizado nesta gestão, sendo o nono este ano. A obra obedece todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre ambientes e acessibilidade.

A estrutura física foi entregue com tudo novo: mobiliário e equipamentos. No entanto, o prefeito de São Gonçalo e o secretário municipal de Saúde, Gleison Rocha, foram unânimes em pedir aos servidores da unidade de saúde para atender bem a população de forma humanizada, com acolhimento e reciprocidade. 

“Temos que cuidar e acolher mais as pessoas. Oferecer um atendimento digno. Nenhuma estrutura física vai substituir o ser humano. Precisamos prestar um atendimento de qualidade para os moradores. Vamos participar mais da nossa sociedade, abrir o coração, receber bem e mudar a vida das pessoas. Estamos aqui para isso”, pediu o prefeito.

A intenção da reestruturação nas unidades básicas de saúde é dar mais dignidade para os trabalhadores e para a população. 

“Estamos empenhados em prestar uma assistência melhor para os pacientes. Queremos fazer a diferença. Estamos aqui para servir o público. Por isso, venho pedir a toda equipe do posto que trabalhe com um bom acolhimento e atendimento”, disse Gleison Rocha.

Também presente na cerimônia de entrega, o deputado estadual Douglas Ruas relembrou que a reestruturação da rede básica de saúde faz parte do Programa Novos Rumos, um plano estratégico que tem o eixo Cidade Saudável, idealizado por ele quando estava à frente da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais.

“Essa é mais uma conquista para a nossa cidade. É fruto de um planejamento da gestão do Capitão Nelson, que foi feita ainda no seu primeiro ano de governo. O plano foi criado para recuperar todas as unidades de saúde e construir novas em locais com falta de atendimento”, lembrou Douglas Ruas.

A padronização das unidades da rede municipal da Atenção Básica é uma exigência do Capitão Nelson. Todos os novos postos de saúde estão padronizados e adequados conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. As unidades contam com ambientes climatizados e com acessibilidade (rampa, piso tátil, barras e banheiros adaptados para pessoas com deficiência). Os postos também recebem pisos novos, pintura, adequação dos espaços e revitalização da fachada. 

Especialidades – A USF Victor Chimelly conta com duas equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) com capacidade para atender oito mil usuários. Cada equipe da ESF é formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. A unidade ainda tem reforço das especialidades de pediatria, ginecologia e cardiologia. O posto também conta com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que é composto por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo.

Além dos profissionais, todos os programas da Atenção Básica estão disponíveis: pré-natal, saúde da criança e do adolescente, hipertensão e diabetes, combate à tuberculose e hanseníase, saúde do homem, da mulher, da população negra, grupo de apoio à amamentação e controle do tabagismo. O espaço também oferece exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.

Postos revitalizados entregues:

1 – Badger da Silveira, Tribobó

2 – Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra

3 – Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo

4 – Santa Luzia, bairro de mesmo nome

5 – Robert Koch, Patronato

6 – Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia

7 – José Avelino, Tribobó

8 – Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte

9 – José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba – USF de Santa Izabel

10 – Aníbal Porto, em Monjolos

11 – Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro

12 – Florença Helena Pereira, no Largo da Ideia

13 – Luiza de Marillac, no Novo México

14 – Irmã Dulce, na Trindade

15 – Hiparco Ferreira, no Engenho do Roçado

16 – Flávio Henrique de Brito, Jóquei

17 – Candoza

18 – Getúlio Vargas, Boa Vista

19 – Anaia

20 – Victor Chimelly, Paiva

Postos em obra de revitalização

1 – Armando Leão, Morro do Castro

2 – Mutuá II

3 – Gladys Ramos Freitas Considera, Santa Isabel

4 – Agenor José da Silva, em Jardim Catarina

5 – Luiz Carlos Prestes, no Barro Vermelho

6 – Juvenil Francisco Ribeiro, no Engenho Pequeno

7 – Cândido Rondon, Colubandê

8 – Tancredo Neves, Luiz Caçador

9 – Neuza Goulart, em Palmeiras

10 – Adolfo Lutz

11 – Albert Sabin, Itaoca

12 – Louis Pasteur, Guaxindiba

13 – Luiz Paulo Guimarães, Laranjal

Unidades em construção

1 – USF Bento da Cruz, no Porto Novo

2 – Clínica do Colubandê

3 – USF José Bruno Neto, Boa Vista

4 – PAM Neves

5 – USF Água Mineral

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content