Início > Fazenda > Pagamento do IPTU em cota única terá 12% de desconto

Pagamento do IPTU em cota única terá 12% de desconto

Publicado em:  06/01/2017

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começaram a ser distribuídos pelos Correios aos contribuintes gonçalenses. A expectativa é que os carnês estejam nas residências até dia 25 de janeiro, data inicial para o pagamento em cota única, que se estende até 30 de janeiro, seguindo o final de cada inscrição imobiliária. O pagamento parcelado também acontece nas mesmas datas.

Em 2017, a tabela de valores do IPTU foi reajustada em 8,97%, percentual acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a secretaria de Fazenda, serão entregues 355.648 carnês, entre IPTU e Taxas municipais, compreendendo Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS), as Taxas de Fiscalização e Controle, de Autorização de Publicidade e de Inspeção Sanitária.

Quem não receber as guias pelos Correios até o dia 20 de janeiro deverá solicitar a segunda via através do site da prefeitura (www.saogoncalo.rj.gov.br) ou nos postos de atendimento da secretaria. O pagamento pode ser efetuado na rede bancária ou nas casas lotéricas, desde que a parcela não esteja atrasada.

O contribuinte que preferir retirar a segunda via presencialmente, poderá se dirigir até a sede da prefeitura, localizada na Rua Feliciano Sodré, n° 100, Centro; ou no posto fazendário do Arsenal, na Avenida Eugênio Borges, n° 853, no Via Lagos Shopping.

Decreto sobre as regras para o IPTU e demais taxas para 2017 foram publicadas no Diário Oficial do dia 31 de outubro 2016.

(http://www.saogoncalo.rj.gov.br/diario/2016_10_31.pdf)

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista