Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Entre os serviços disponibilizados aos 20 mil pacientes que são atendidos ao mês no Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto, está a realização de troca de sonda urinária. Ao mês, é realizada a troca de 400 equipamentos que auxiliam pacientes em diversas situações, como tumor de próstata, lesão nos nervos da bexiga, fluxo de urina bloqueado por cálculos renais, entre outros.
“Temos serviços de extrema importância para a vida das pessoas que nunca tiveram seu fornecimento interrompido, como o da troca de sondas. É preciso ter discernimento quando espalham falsas afirmações sobre os serviços que prestamos. Estamos sempre em busca de melhorias para o bem da população”, afirma o prefeito José Luiz Nanci.
O aposentado Anilton Pereira, 57 anos, é um dos pacientes que frequentam a unidade semanalmente para realizar o procedimento desde 2013.
“Sou muito grato em poder contar com este serviço aqui no posto. Nunca tive problemas aqui. Sempre tivemos o material disponível para que a troca da sonda fosse feita. Tenho plano de saúde mas não cobre o procedimento. Eu e todos os outros pacientes nos sentimos acolhidos pela equipe do Polo e principalmente pela nossa enfermeira, Carla Verônica. O cuidado e atenção que ela tem com nós pacientes é fora de série, um verdadeiro exemplo para a classe”, declara o morador da Brasilândia.
Outros pacientes, como o feirante Amauri Barbosa, 67 anos, também realiza o procedimento de 15 em 15 dias. “Estou há cinco anos fazendo o acompanhamento e só posso agradecer por poder contar com ele. Temos que ter boa higiene e realizar a troca regularmente, senão posso ter uma infecção. Este serviço nunca me deixou na mão. Em breve estarei apto para operar e deixar de usar a sonda, que acaba sendo uma limitação”, garante o morador da Fazenda dos Mineiros.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados