Início > Saúde > Pacientes da reabilitação ganham Estúdio de Fisioterapia

Pacientes da reabilitação ganham Estúdio de Fisioterapia

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/02/2018

A rede municipal de cuidados à saúde da pessoa com deficiência, vinculada à Secretaria de Saúde de São Gonçalo, ganhou o primeiro estúdio de fisioterapia para pacientes do Programa Municipal de Reabilitação. A unidade, que funciona na Policlínica de Atendimento Médico (Pam) Coelho, tem capacidade para atender 300 pacientes ao mês.

“Uma das prioridades da minha gestão é investir em estúdios de fisioterapia na Atenção Básica e Especializada. Inauguramos primeiro o da Clínica de Guaxindiba, depois na Clínica Dr. Zerbini e agora no Pam Coelho”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

O estúdio tem no perfil de atendimento, pacientes com sequelas de acidente vascular cerebral, doenças osteomusculares, acidentes automobilísticos, entre outros. O local recebe pacientes encaminhados pela atenção básica, especializada e demanda espontânea.

“O objetivo é ampliar a assistência e a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando no tratamento de pacientes pós-fraturas e traumas em geral, minimizando quadros clínicos já instalados visando à independência funcional”, conta o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Há dois anos, o mototaxista Ronaldo Antônio da Cruz, 54 anos, sofreu um Acidente Vascular Celebral(AVC) e ficou com a parte esquerda do corpo paralisada. Neste período, ele parou de trabalhar e passou a viver com a ajuda de amigos. Agora, dedica dois dias da semana para realizar o procedimento onde o fisioterapeuta desenvolve atividades de treino funcional de marcha e fisioterapia motora.

“Minha vida parou. Agora vejo a possibilidade de reabilitação pra melhorar e voltar a trabalhar. Este é o meu desejo. Ter minha vida de volta”, explica.

Através da rede é possível garantir o acesso da população às órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. O programa já entregou diversos equipamentos, entre eles cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, cadeiras adaptadas, andadores, muletas, próteses, órteses e palmilhas em parceria com a Associação Fluminense de Reabilitação e a Pestalozzi. O programa de reabilitação da pessoa com deficiência funciona no Núcleo de Ostomizados, na Avenida Presidente Kennedy, 207, Centro; telefone 2605-8086.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Guimarães
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content