Turismo e Cultura
São Gonçalo celebra o Dia Mundial do Rap com evento gratuito na Praça dos Ex-Combatentes
01/05/2025
Outubro é o mês em que se realiza a campanha de conscientização acerca do câncer de mama. Para ajudar nessa empreitada será realizada o Outubro Rosa Fest, um festival de dança com direção da bailarina Celinha Santiago Nastenka e apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes de São Gonçalo. O evento será realizado neste domingo (21/10), a partir das 14h, no Teatro Carequinha, anexo ao Colégio Ernani Faria, em Neves. A classificação é livre e a entrada custa R$15, que serão revertidos em fraldas que serão doadas.
Tendo como tema: “Seja sua heroína”, todos os 40 bailarinos estarão vestindo fantasias de super heróis. No palco, ao invés de dançarinos, se apresentam: bruxas, vilões, heróis e heroínas. Todos, na luta contra o câncer. Para a diretora do espetáculo e paciente do câncer de mama, Celinha Nastenka, a cura está na prevenção.
“O festival de dança é realizado há 18 anos, sempre em prol dos pacientes com câncer de mama. Este ano nós faremos o espetáculo voltado para as crianças com doenças crônicas. São 40 bailarinos todos vestidos de heróis e heroínas, bruxas e vilões unidos em prol da prevenção ao câncer. As pessoas precisam se conscientizar que a prevenção é o melhor meio de cura”, alertou Celinha.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, é preciso incentivar ações como o Outubro Rosa Fest.
“A Celinha é uma grande batalhadora. Uma mulher que é paciente de câncer de mama há oito anos e luta pela conscientização e prevenção da doença. Nós só temos que apoiar esta iniciativa que valoriza a autoestima dessas pessoas, levando alegria, esperança e vida para todos que participam. É um trabalho muito bonito!”, ressaltou o secretário.
Para o prefeito, José Luiz Nanci, o Outubro Rosa Fest reforça a superação de limites dos ser humano.
“Essas pessoas nem precisariam se vestir de heróis. Eles já são! É um festival de superação. Nós vemos pessoas completamente saudáveis que vivem reclamando da vida, enquanto essas pessoas se superam dia após dia, lutando, dançando, criando estratégias para ter qualidade de vida e mostrar a todos que é possível fazer coisas inimagináveis. Pessoas que nunca dançaram na vida, hoje fazem parte de uma companhia de dança e sobem ao palco para uma luta em prol da conscientização da prevenção ao câncer. Nós, enquanto poder público, apoiamos esta iniciativa”, explicou o prefeito.
SERVIÇO
Data: Domingo (21/10)
Horário: 14h
Local: Teatro Carequinha, anexo ao Colégio Ernani Faria, em Neves
Entrada: R$15
Classificação Livre
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom / SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados