Início > Educação > Orientação sobre primeiros socorros nas creches conveniadas

Orientação sobre primeiros socorros nas creches conveniadas

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/08/2022

Educação de São Gonçalo age em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira

Para contemplar os funcionários de creches conveniadas ao município que precisam de treinamento de primeiros socorros para possíveis emergências e acidentes nas unidades, a Secretaria de Educação de São Gonçalo firmou uma parceria com a ONG Cruz Vermelha Brasileira – Unidade São Gonçalo. Nesta terça-feira (30), graças a essa parceria, aconteceu a segunda palestra de orientação sobre o tema. O município também está oferecendo um curso de Primeiros Socorros para funcionários das escolas municipais, em parceria com a Faculdade Lusófona, no Paraíso.

As formações acontecem em virtude da Lei Federal Nº 13.722, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado de educação básica.

“O ambiente escolar é onde a criança passa a maior parte do tempo e o segundo lugar aonde mais ocorrem acidentes. Por isso, é muito importante que os profissionais dessas Instituições saibam como prestar o primeiro atendimento, a fim de minimizar ou até mesmo evitar uma lesão permanente”, disse a coordenadora do setor de Creche Conveniada, Mailyn Dias.

Ministrando a palestra, o representante da Cruz Vermelha Brasileira, Carlos Cortez, destaca a seriedade do assunto. Ele explica que ter conhecimento sobre os primeiros socorros básicos pode ser decisivo em um momento de emergência.

“A criança, muitas vezes, está o dia todo na responsabilidade do educador e ela pode vir a passar mal ou sofrer um engasgo e precisar desta intervenção de primeiros socorros. Com isso, é possível salvar uma vida com procedimentos muito simples. Eu costumo dizer que é melhor você saber e não precisar do que precisar e não saber”, afirmou o palestrante.

Presente no evento, a auxiliar de creche Irlea Ursulino trabalha na conveniada Obra Social Educacional João Mendes, no Rocha. Ela entende a responsabilidade de cuidar das crianças e agora se sente mais segura em realizar as manobras de primeiros socorros.

“No ambiente da creche, tudo acontece muito rápido, uma criança pode ter uma convulsão ou acabar engasgando e a gente tem que saber como agir. Alguns procedimentos eu já conhecia, outros estou me aprofundando agora. Essa formação é imprescindível para os funcionários de creches”, contou Irlea.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content