Meio Ambiente e Transportes
Prefeitura realiza mudança temporária na rota da linha do ônibus 49, que liga Itaitindiba ao Alcântara
14/01/2026
Nesta semana, foram abordadas 578 motos
As ações da Operação Tolerância Zero contra motos barulhentas, realizadas pelos agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, seguem a todo vapor pela cidade. Nesta semana, foram realizadas ações em Santa Luzia e no Alcântara, com abordagem a 578 motocicletas.
É na ação que os agentes da Prefeitura conseguem abordar motociclistas e utilizam um decibelímetro para verificar se os escapamentos das motos estão dentro dos padrões permitidos por lei. Caso o equipamento indique que não estão em acordo, as motos são removidas ao Pátio Municipal. O principal foco da operação é combater motocicletas com escapamentos irregulares, descargas adulteradas e veículos sem placa.
Na segunda-feira (12), 207 motociclistas foram abordados na Operação Tolerância Zero que aconteceu em Santa Luzia. Ao todo, sete motocicletas foram removidas ao Pátio Municipal, sendo três reprovadas no teste com o decibelímetro, duas sem placa e duas após seus motoristas tentarem se evadir da ação. Foram emitidos 39 autos de infração.
Nesta quarta-feira (14), foram abordadas 371 motocicletas no Alcântara, com 10 delas tendo sido removidas ao Pátio Municipal: cinco após seus motoristas tentarem se evadir da ação, três reprovadas no teste com o decibelímetro e duas sem placa. Foram emitidos 54 autos de infração.
As ações da Operação Tolerância Zero acontecem desde abril de 2025 e sempre contam o apoio de agentes do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Apenas no último ano, mais de 14 mil motocicletas foram abordadas.
“Durante as ações, nossos agentes abordam os motociclistas e solicitam seus documentos, além de checarem os escapamentos de suas motos. Estando tudo certo, os motociclistas e suas motos são liberados. As motos são apreendidas apenas em caso de escapamentos irregulares, descargas adulteradas, veículos sem placa ou quando os motoristas tentam fugir das operações. É muito importante que o cidadão entenda que nosso objetivo é tornar o trânsito mais seguro. Nossas ações têm esse foco e a Operação Tolerância Zero não é diferente disso. Seguiremos agindo pela cidade e nos mais distintos horários”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos.


Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados