Início > Meio Ambiente e Transportes > Operação Tolerância Zero realiza mais de 550 abordagens a motos barulhentas em uma semana

Operação Tolerância Zero realiza mais de 550 abordagens a motos barulhentas em uma semana

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/08/2025

Ações aconteceram nos bairros Boa Vista, Neves e Centro

Os agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo realizaram 565 abordagens a motocicletas durante as ações da Operação Tolerância Zero nesta semana. Na segunda-feira (11), aconteceu uma ação no bairro Boa Vista; já nesta última quinta-feira (14), houve fiscalização nos bairros Neves e Centro.

O principal objetivo da Operação Tolerância Zero é combater a poluição sonora causada por motocicletas com escapamentos irregulares, com descargas adulteradas ou veículos sem placa. Durante a operação, os agentes utilizam um decibelímetro para verificar se os escapamentos das motos estão dentro dos padrões permitidos por lei.

Na segunda-feira (11), foram realizadas 271 abordagens a motos no bairro Boa Vista. No local, houve 11 testes com o decibelímetro, com três motos sendo reprovadas e removidas ao pátio municipal. Além destas, mais três motos foram apreendidas por estarem sem placa e outras duas por tentativa de evasão pelos condutores. Ao todo, oito motos foram removidas. Foram lavrados 29 autos de infração.

Nesta quinta-feira (14), foram realizadas 294 abordagens a motocicletas nos bairros Neves e Centro. Dos 14 testes com decibelímetro, sete resultaram em reprovações. Ao todo, 15 motos foram removidas: as sete reprovadas no teste, duas motos sem placa e seis por tentativa de evasão. Foram lavrados 33 autos de infração.

A ação, que acontece por todo o município, conta com o apoio de agentes do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

“As nossas ações vem impactando de forma positiva a vida dos gonçalenses. Antes, recebíamos muitas reclamações sobre motocicletas barulhentas pela cidade. Com a Operação Tolerância Zero, essas reclamações estão diminuindo. Vamos seguir realizando ações pela cidade. Estamos atuando em todos os bairros e nos mais diversos horários para minimizar o impacto dessas infrações na nossa cidade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content