Meio Ambiente e Transportes
São Gonçalo prepara esquema especial de trânsito para ‘Marcha para Jesus 2025’
04/07/2025
Nesta semana, as ações aconteceram em três bairros
A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo realizou 426 abordagens nas ações da Operação Tolerância Zero contra motos barulhentas em três bairros do município nesta semana. Na terça-feira (1), as abordagens foram feitas nos bairros Itaúna e Mutondo; já na noite desta sexta-feira (4), a operação aconteceu no bairro de Neves, resultando também em uma prisão por moto roubada.
Durante a ação, os agentes utilizam um decibelímetro para verificar se os escapamentos das motos estão dentro dos padrões permitidos por lei.
Na Operação Tolerância Zero de terça, foram abordados 189 motocicletas. Além disso, nesse mesmo dia foram feitos cinco testes com o decibelímetro: quatro motos foram reprovadas no teste e, por isso, removidas. Uma outra moto foi removida por estar sem placa. Foram lavrados 27 autos de infração.
Na sexta-feira (4), foram realizadas 237 abordagens a motos e seis testes de decibelímetro com todas as seis motos sendo reprovadas e, portanto, removidas. Uma outra moto foi removida após o motorista tentar fugir da abordagem. Uma motocicleta roubada foi recuperada e o motorista que a dirigia foi preso pelos agentes da secretaria. Ainda nesta noite, 32 autos de infração foram lavrados.
A Operação Tolerância Zero contra motos barulhentas segue nas ruas, garantindo a aplicação da lei na cidade de São Gonçalo. É o que afirma o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos.
“Seguimos com nossas ações pelo município, focando em motocicletas barulhentas, com descargas adulteradas, ou veículos sem placa. Agora, estamos realizando ações de dia, como na terça, e noturnas. Dessa forma, conseguimos intensificar mais ainda nosso trabalho e oferecer melhores condições aos gonçalenses, que antes sofriam com essas motos barulhentas e com os famosos ‘rolezinhos’. A gente percebe que o número de infrações diminui, mas continuamos ressaltando que nosso objetivo é combater a poluição sonora de forma constante no município e, por isso, seguiremos atuando com com foco na educação, prevenção e aplicação da lei”, disse.
A Operação Tolerância Zero conta com o apoio de agentes do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Autor: Ascom
Foto: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados