Início > Saúde > Operação Saúde vai reforçar ações contra ISTs

Operação Saúde vai reforçar ações contra ISTs

Compartilhe isso:


Publicado em:  08/08/2022

Objetivo é combater infecções sexualmente transmissíveis

A Operação Saúde, realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, terá mais um desdobramento importante para os gonçalenses. Locais estratégicos do Jardim Catarina vão receber agentes de saúde para a testagem das infecções sexualmente transmissíveis (Ists), principalmente a sífilis, que cresce a cada ano na cidade de São Gonçalo. O primeiro local que vai receber a operação será o Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima no próximo dia 10 de agosto, quarta-feira, das 9h às 14h.    

     “Observamos uma crescente nos casos de sífilis em São Gonçalo. E vamos fazer essa Operação Saúde com ênfase para as infecções sexualmente transmissíveis para orientar as pessoas sobre prevenção, fazer as testagens e encaminhar para os devidos tratamentos, caso testem positivo. No caso da sífilis, o tratamento vai começar na hora com a aplicação da benzetacil e agendamento para as duas próximas aplicações no próprio polo sanitário”, disse Aline Serra, coordenadora do Neps.

     Além do polo sanitário, outros locais do Jardim Catarina também vão receber a visita da Operação Saúde nas próximas semanas. E, após a visita no maior bairro plano da América Latina, outros bairros também receberão a ação de saúde. “O Jardim Catarina é o bairro que tem mais casos de sífilis em São Gonçalo. Por isso, vamos começar por ele. Mas outros bairros da cidade também receberão as visitas da Operação Saúde nos próximos meses”, esclareceu Aline. 

     A secretaria também oferecerá serviços dos programas das subsecretarias da Atenção Básica e de Saúde Coletiva. No local, os participantes poderão conhecer e saber o que é oferecido nos programas da saúde do homem, mulher, população negra, criança e adolescente, LGBTQIA+, hanseníase, tuberculose, diabetes, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e contra o tabagismo. Os gonçalenses também receberão orientações e poderão realizar agendamentos de consultas.

     Além de conhecer os programas, a ação fará testagem rápida de sífilis, HIV e hepatite; vacinação contra o coronavírus e gripe; teste rápido para detectar o câncer de próstata para os homens com mais de 50 anos; aferição de pressão e glicose e distribuição de cloro em pastilha para as pessoas que ainda não têm água tratada pela Vigilância em Saúde Ambiental. 

      Projeto piloto criado para conscientizar os homens em novembro de 2021, a Blitz da Saúde do Homem – desenvolvido pelo Neps da Semsa – ganhou forma permanente com o nome de Operação Saúde, passando a ser direcionada para homens e mulheres de todas as idades e com diferentes ações. 

    A Blitz do Homem foi colocada em prática em São Gonçalo em novembro de 2021 durante as atividades da campanha Novembro Azul. O projeto piloto, uma ação educativa, contou com vários serviços com a intenção principal de orientar e conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata e cuidados em geral da saúde do homem. 

Testes realizados em 2021:

Hiv – 22.780 com 746 reagentes

Sífilis: 23.185 com 3.486 reagentes

Hepatite b: 22.015 com 44 reagentes

Hepatite c: 21.515 com 65 reagentes

Testes realizados em 2022 (primeiro quadrimestre):

Hiv – 16.028 com 361 reagentes

Sífilis – 17.301 com 2.299

Hepatite b: 16.509 com 27 reagentes

Hepatite c: 15.244 com 48 reagentes

Autor: Ascom
Foto: Julio Diiz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content