Meio Ambiente e Transportes
São Gonçalo recebe Cine Debate sobre uso compartilhado da Baía de Guanabara
11/07/2025
Tolerância Zero segue sendo realizada de forma recorrente em São Gonçalo
A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo realizou 720 abordagens a motocicletas durante as operações Tolerância Zero realizadas pelo município nesta semana. Ao todo, 16 motos foram removidas para o Pátio Municipal durante as ações e um veículo roubado foi recuperado. A primeira ação aconteceu na terça-feira (8) nos bairros Porto da Pedra e Parada 40; já a segunda fiscalização aconteceu nesta quinta-feira (10), no Mutondo.
A Operação Tolerância Zero conta com o apoio de agentes do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal e foca em combater motocicletas barulhentas, com descargas adulteradas ou veículos sem placa por todo o município. Durante a ação, os agentes utilizam um decibelímetro para verificar se os escapamentos das motos estão dentro dos padrões permitidos por lei.
Na terça-feira (8), os agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes abordaram 327 motocicletas. Destas, oito motos passaram pelo teste com o decibelímetro e quatro foram reprovadas e removidas. Outras duas motocicletas foram removidas por estarem sem placa. Foram lavrados 39 autos de infração.
Um dos homens abordados estava com uma moto roubada. O suspeito foi abordado e foi confirmado que a moto constava como roubada no sistema. Indagado, ele confirmou o crime, mas disse que a moto foi roubada por seu primo, que o emprestou o veículo para que ele andasse pelo município. O suspeito foi preso e a moto foi recuperada.
Na quinta-feira (10), foram realizadas 393 abordagens, com a realização de 12 testes com o decibelímetro. Destes testes, oito motos foram reprovadas e removidas e outras duas foram removidas por estarem sem placa. Foram lavrados 31 autos de infração.
A Operação Tolerância Zero é resultado dos esforços do poder público para garantir a aplicação das leis contra motos barulhentas pela cidade.
“As motos barulhentas são motivo de reclamação constante das pessoas e iniciamos nossas operações ao perceber isso. Nosso objetivo principal é combater esse tipo de problema para que o gonçalense consiga viver em paz e transitar pelas ruas com mais tranquilidade. Nossas ações acontecem mais de uma vez por semana, nos mais distintos bairros e vamos seguir por mais. A gente tem percebido, todas as semanas, que o número de infrações diminui, mesmo com o número de abordagens sendo constante. Com isso, vemos que estamos conseguindo obter o resultado desejado”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos.
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados