Início > Uncategorized > ‘Operação Chuvas de Verão – Limpa SG’ intensifica limpeza na cidade

‘Operação Chuvas de Verão – Limpa SG’ intensifica limpeza na cidade

Publicado em:  09/01/2024

Equipes da Prefeitura realizam vários serviços para minimizar os impactos nos períodos chuvosos

O Departamento de Conservação e Obras (DCO) da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo trabalha durante todo o ano para minimizar os impactos da chuva no município. E com a proximidade do período de chuvas mais intensas, foi iniciada a “Operação Chuvas de Verão – Limpa SG” para intensificar a limpeza de bueiros e rios.

As equipes passaram a manhã da última segunda-feira (8) realizando a desobstrução de bueiros e poda de árvores nos bairros Boaçu, Trindade, Mutondo, Mutuá, Colubandê, Salgueiro e Porto do Rosa.

“Estamos realizando o trabalho de prevenção há muito tempo, nos preparando para esse período onde as chuvas são mais intensas. Fazendo limpeza de bueiros, poda de árvores e, nos pontos mais críticos, construindo uma boca de lobo maior com grades para dar mais vazão na passagem da água”, disse o secretário de Conservação, Edson Leal.

Na Rua Luís Pereira dos Santos, no Boaçu, a equipe está realizando a instalação de manilhas e uma boca de lobo maior para ajudar no escoamento da água.

Na Avenida José Mendonça de Campos, do Mutondo até o Colubandê, bueiros específicos receberam a limpeza com a máquina Vacall, que realiza a sucção de detritos maiores que podem obstruir a passagem da água, contribuindo para os alagamentos.

As ruas Francisco José da Cunha e João de Farias, no Salgueiro, também receberam as equipes do DCO para a realização da limpeza, entre outros serviços.

O serviço de desobstrução dos bueiros seguirá por todos os bairros para garantir a liberação das redes pluviais e o escoamento mais célere das águas em dias de chuva.

Limpeza de rios – Também reforça a “Operação Chuvas de Verão – Limpa SG”, o intenso trabalho de dragagem e limpeza que o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, está realizando no Rio Alcântara. Através do Programa Limpa Rio, equipes trabalham diariamente no local visando a minimizar o impacto das chuvas no bairro. No total, serão tirados 105 metros cúbicos de resíduos ao longo de cinco quilômetros de extensão do rio.

Foto: Renan Otto