Início > Educação > Oficinas desenvolvem habilidades musicais para quase 300 alunos

Oficinas desenvolvem habilidades musicais para quase 300 alunos

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/04/2024

Ciug tem aulas gratuitas para diversos instrumentos

Conhecer um instrumento, fazer os primeiros acordes e ter realização através da música. Com essa receita, os alunos do projeto ‘Orquestrando” mergulham no mundo das artes através de oficinas de instrumentos realizadas no Centro Interescolar Ulysses Guimarães (CIUG). 

Este sábado (13) foi dia de oficina para os alunos que estão aprendendo bateria, canto, saxofone e percussão. As aulas são ministradas pelos talentosos músicos da Orquestra Municipal de São Gonçalo, que são encarregados de introduzir e guiar os alunos no universo da música. 

“Ao final dessas aulas teremos audições dos alunos que participaram da oficina. A ideia é que eles façam apresentações esporádicas e algumas dessas apresentações serão realizadas junto à Orquestra Municipal de São Gonçalo. É uma forma de incentivar que esses talentos cresçam no universo da música”, disse o maestro Paulo Guarany, que na manhã deste sábado ministrou aula de canto no Ciug. 

Nestes primeiros contatos com os instrumentos, os alunos de bateria e saxofone estão conhecendo as partes do instrumento e aprendendo postura para melhor execução. Na aula de saxofone, os alunos aprenderam sobre embocadura e a relação entre respiração e duração das notas. Já os alunos de bateria aprenderam a identificar as situações em que podem elevar a força para atingir um maior espaço e também sobre diferentes sons produzidos por partes da baqueta.

As oficinas já contam com mais de 280 alunos, divididos em 44 turmas distribuídas entre as oficinas de canto popular, violão, cavaquinho, flauta doce, canto coral, percussão, bateria, saxofone, trompete e trombone. Ao fim de sete meses de aulas, os alunos irão se apresentar no Teatro Municipal de São Gonçalo.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content