Início > Assistência Social > Oficina incentiva mulheres a expressar emoções através da arte

Oficina incentiva mulheres a expressar emoções através da arte

Publicado em:  15/08/2023

Atividade integra programação do Agosto Lilás em São Gonçalo

A Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo realizou a oficina de artes “As Expressões do Ser Mulher”, no Espaço Mais Conhecimento do Shopping Partage, nesta terça-feira. A ação faz parte da programação do Agosto Lilás, que é o mês de enfrentamento e conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

“É possível falar sobre liberdade, amor e protagonismo sem dizer uma só palavra. Na oficina foi proposto que as mulheres fossem simplesmente elas, em suas diversas formas de sentir, ser e estar e se expressar no mundo, sem julgamentos e violências”, disse a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cristina da Silva.

Cada mulher usou um tipo de arte para expressar como se sente em relação aos seus desafios diários, seus papéis na sociedade e as cobranças impostas a elas. Através de artes, como pintura em tecido, macramê, muito colorido, até mesmo brilho, elas usaram o pincel para expor suas dores, anseios e tudo aquilo que não conseguem expressar em palavras.

O público alvo foram as mulheres que participam dos projetos Lidera Mulher, Feira da Mulher Empreendedora e Mulheres que Fazem e Acontecem, em parceria com o Shopping Partage.

“Vivemos numa sociedade que nos exige padrões em torno do Ser Mulher: corpos esbeltos, formas de vestir e de se comportar, ou sermos o tempo todo alguém que não somos. Com essa oficina, as mulheres puderem refletir e expressar sua identidade e seus sentimentos, a partir da arte”, declarou Ana Cristina.