Início > Educação > Oficina de sorvete saudável com alunos da rede municipal

Oficina de sorvete saudável com alunos da rede municipal

Publicado em:  20/10/2023

Iniciativa comemora Dia da Alimentação na Escola

Para comemorar o Dia da Alimentação na Escola (21 de outubro), a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo preparou, nesta sexta-feira (20), uma atividade divertida na Umei Maria Noêmia Lopes Pires, no bairro Santa Catarina. A Subsecretaria de Alimentação Escolar promoveu uma oficina de sorvete saudável, onde os ajudantes eram os próprios alunos.

Com massa de banana e morango congelados, o sorvete não tem adição de açúcar, sendo totalmente natural. Para completar o lanche saudável, as crianças podiam se servir de geleia de morango sem açúcar, coco em flocos, aveia, cacau e leite em pó.

“Está é uma forma de mostrar para os alunos que também é possível preparar um sorvete delicioso com ingredientes saudáveis. Eles adoraram participar dessa produção e isso acaba fazendo com que eles tenham mais interesse em experimentar. Trazer alguns ingredientes para incrementar na hora também traz uma ideia de lanchonete, eles amam”, disse a subsecretária Pâmela Lemos.

A diretora da Umei, Elizabeth Campos, também aprovou a iniciativa. Ela conta que, no início, as crianças estranharam a implementação da alimentação sem ultraprocessados e açúcar, mas, agora, estão conhecendo novos alimentos e adorando as refeições.

“Em relação à saúde das crianças, é muito melhor. Estamos trabalhando essa alimentação saudável de forma lúdica, com histórias e diversas atividades. A Alimentação Escolar teve um grande avanço nesta gestão. No início, eles estranharam principalmente a falta do açúcar, mas agora o paladar está acostumando”, afirmou a diretora.

Foto: Julio Diniz