Início > Planejamento e Projetos Especiais > Oficina de Economia de Energia tem saldo positivo no Minha Casa Minha Vida

Oficina de Economia de Energia tem saldo positivo no Minha Casa Minha Vida

Publicado em:  25/07/2019

Gerar economia em casa através do uso de energia. Esse foi o objetivo da oficina realizada esta semana no Complexo Habitacional Residencial Venda da Cruz. Promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a atividade onde os participantes aprenderam métodos para diminuir a conta de luz ao final do mês e preservação do meio ambiente, contou com cinco turmas.

“Dessa vez a ideia é transmitir às pessoas de baixa renda como gerar economia mesmo utilizando energia. Foram apresentadas dicas de como realizar um consumo sustentável e diminuição dos gastos todos os meses. O feedback foi enorme e só teve benefícios, pois em muitos atos discutidos sobre energia elétrica, os participantes nem imaginavam as consequências. Um carregador ligado direto na tomada, por exemplo, que pode gastar muita energia diária. O saldo tem sido muito positivo e a cada ação dessa, mais moradores se interessam pelos temas, acarretando planejarmos mais oficinas daqui pra frente”, explica Luciana Vieira, responsável técnica do setor social da Secretaria de Planejamento.

O consultor do Sebrae e engenheiro eletricista, Márcio Américo, apresentou diversas formas de boas práticas que geram benefícios econômicos e sociais, demonstrando como funciona o consumo de energia elétrica em uma casa, apontando os maiores vilões e alertando quanto aos riscos da manutenção imprópria na rede elétrica domiciliar e dos eletrodomésticos, como por exemplo: usar cor mais clara nos ambientes para maximizar a iluminação; utilização de lâmpadas fluorescentes em substituição das incandescentes por serem mais eficientes e duráveis; mostrou que desligar equipamentos que não estão sendo usados podem economizar cerca de 30% do desperdício de consumo; entre outros. Assim como, conceitos de educação ambiental, cidadania e os riscos associados ao furto de energia.

Segundo a analista e gestora do projeto Bairro Empreendedor no Leste Fluminense, Brunet Iwase, o Sebrae é parceiro da Prefeitura neste projeto que objetiva levar novos conhecimentos e estimular o empreendedorismo, especificamente no Residencial Minha Casa Minha Vida da Venda da Cruz. “Já é a quinta oficina neste ano e tem sido importante proporcionar um protagonismo social para a população, de modo que enxerguem novas possibilidades de atuação e geração de renda. Os temas são escolhidos com base em diagnóstico prévio feito com moradores e mapeamento do empresariado local. Novos temas são considerados a partir de avaliação periódica das ações juntos aos participantes. Temos uma programação vasta para disponibilizar aos moradores até o primeiro semestre de 2020”, afirma.

A iniciativa é uma das diversas ações programadas pelo projeto Bairro Empreendedor, que é desenvolvido em parceria com o Sebrae, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional da Indústria (Senai), para levar atividades de meio ambiente, convivência, cidadania, trabalho e renda para os moradores do Residencial Venda da Cruz.

Autor: Raquel Muniz