Início > Saúde > Odontologia irá atender 11 mil crianças em escolas públicas

Odontologia irá atender 11 mil crianças em escolas públicas

Compartilhe isso:


Publicado em:  31/10/2017

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Odontologia, começou a realizar este mês o Programa Saúde na Escola(PSE), em 25 unidades de ensino municipais. Ao todo, 11 mil alunos participarão do projeto, que visa realizar ações de educação em saúde bucal para os alunos. Nesta terça-feira (31), a atividade foi realizada na creche Maria da Glória Borges Leite, no Centro, que recebeu o odontomóvel, consultório odontológico móvel. As crianças da unidade, que atende 82 alunos, puderam participar de uma palestra sobre higiene bucal, além da aplicação de flúor.

“Para as crianças, a obrigação de escovar os dentes não é algo natural e nem muito agradável, a não ser que os pais criem essa rotina prazerosa junto com os filhos desde pequenos. Quando pais e mães conseguem isso, proporcionam benefícios para o resto da vida dos filhos, e nesse aspecto nada melhor do que o exemplo”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.

O trabalho é feito com uma abordagem lúdica para chegar até os alunos e impactá-los com os ensinamentos de higiene oral, que foi realizada através de brincadeiras com exposição da temática saúde bucal. A equipe também realizou escovação supervisionada, aplicação de flúor e levantamento epidemiológico. Na última segunda, 124 alunos da Escola Municipal Leonor Correa, na Trindade, foram atendidos.

“O acompanhamento dos pais é muito importante para a saúde bucal da criança. É necessário controlar a escovação de seus filhos e levá-los regularmente ao dentista. Dessa maneira, é possível realizar um trabalho preventivo e evitar a perda precoce de dentes por problemas de cárie e doenças gengivais”, explica o subsecretário de Odontologia, Fernando Fadel.

Programa

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content