Desenvolvimento Urbano
Prefeitura realiza limpeza manual de canal no Jardim Catarina
16/10/2025
Ao todo, 126 ruas receberão drenagem, pavimentação, calçadas, meio-fio e sinalização
As obras de infraestrutura nos bairros Sacramento, Eliane e Iêda seguem a todo vapor. Até o momento, 40% das obras do projeto foram concluídas. Ao todo, 126 ruas receberão drenagem, pavimentação, calçadas, meio-fio e sinalização. As intervenções são uma parceria da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado, com a Prefeitura de São Gonçalo.
Nesta semana, há várias frentes de obras espalhadas pelos três bairros. Em uma delas, na Rua General Passos, está sendo feita a terraplanagem; na Rua General Lima Câmara, uma equipe instala os meios-fios. Outras vias estão sendo abertas para receber manilhas para rede de drenagem. Somando todas as ruas que estão incluídos no projeto, mais de 36 mil metros de extensão dos bairros serão beneficiados. O investimento total será de mais de R$ 130 milhões.
“É uma verdadeira transformação! Esses três bairros eram esquecidos, alagavam, tinham chão de terra batida, até mesmo para o tráfego de carros dos moradores era difícil. Eu via tudo isso antes de ser prefeito e estou trabalhando para melhorar a realidade da população, como fizemos em bairros como Boaçu, Colubandê, Pacheco e Vista Alegre, entre outros, que receberam obras de infraestrutura. Nosso objetivo é fazer da cidade de São Gonçalo um lugar melhor para se viver”, disse o prefeito Capitão Nelson.
O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também falou sobre as intervenções.
“Sob a liderança do governador Claudio Castro, estamos avançando com as obras no bairro Sacramento, que estão mudando a realidade da população, levando mais mobilidade e conforto ao bairro, fazendo com que os moradores façam deslocamentos menores e passem mais tempo com as suas famílias”, afirmou o secretário das Cidades, Douglas Ruas.
Essi da Silva Lisboa, de 80 anos, mora no bairro do Sacramento há quase 50 anos. Para ela, as obras vão melhorar muito o bairro.
“Esse bairro alagava muito. Eu mesma já perdi itens de dentro de casa. Uma vez eu saí e choveu; quando eu voltei, minha residência estava com muita lama e alagada. Eu perdi muitos eletrodomésticos nesse dia, foi horrível! Agora, eu acredito que essas obras vão melhorar o nosso bairro. É a primeira vez que fazem uma drenagem como essa aqui na região e está ficando legal”, disse a aposentada.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados