Desenvolvimento Urbano
Novas intervenções do MUVI têm início no Centro de São Gonçalo
19/11/2025
Intervenções estão transformando 65 ruas do bairro
As intervenções no Jardim Bom Retiro, o segundo maior bairro do município em área, estão se encaminhando para a reta final. As obras são fruto de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, com a Prefeitura de São Gonçalo. Ao todo, 65 ruas estão sendo transformadas pelo projeto.
Estão sendo investidos R$ 253 milhões. Diariamente, mais de 100 funcionários atuam nas obras que irão transformar a vida de mais de 20 mil pessoas. Até o momento, 65 ruas do projeto já receberam drenagem; destas, 63 ruas estão com meio-fio e 38 vias já foram asfaltadas.
“O bairro do Jardim Bom Retiro tinha ruas sem drenagem, que alagavam na época das chuvas. Além disso, o chão era de lama, sem asfalto. Hoje, o bairro está se transformando e virando outro com as obras de infraestrutura. Estamos dando mais dignidade e respeito aos gonçalenses que aqui residem, como sempre deveria ter sido. Agradeço ao governador Cláudio Castro, ao secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, e ao deputado federal Altineu Côrtes por todo apoio”, disse o prefeito Capitão Nelson.
“O trabalho realizado no bairro Jardim Bom Retiro, assim como em todas as nossas obras, tem o objetivo de cuidar das pessoas, trazendo soluções para problemas como a falta de mobilidade. No local, os moradores vão receber novas ruas, diminuindo o tempo de deslocamento, trazendo mais dignidade e permitindo que as pessoas tenham mais tempo com as suas famílias”, destacou o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.
Para os moradores e trabalhadores do bairro, as intervenções proporcionam uma qualidade de vida melhor. Um exemplo é Daniel Ricardo Ribeiro da Silva, de 36 anos, que é morador do bairro há 15 anos e trabalha no local.
“Eu acho que estava precisando dessa obra aqui. Antes, afastava muito as pessoas daqui. Era muita lama em dia de chuva, fora as poças e os alagamentos em alguns pontos do bairro. Estávamos precisando e muito! Nunca tinha visto uma obra tão grande como essa aqui. Está ficando ótimo e melhorando bastante o bairro!”, afirmou.
Etiene Passareli, de 41 anos, é vendedora e acredita que o bairro está muito melhor com as obras.
“Eu sempre ouvi as pessoas reclamando sobre a infraestrutura do bairro, já ouvi gente reclamando de lama e de alagamento. Chovia, fazia lama; secava, fazia poeira. Agora, as coisas estão transformadas, as pessoas estão muito felizes com as obras e a melhoria”, disse.
Além das obras de infraestrutura em andamento, a concessionária Águas do Rio instalou redes de água e de esgoto no bairro.





Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados