Desenvolvimento Urbano
Parque RJ já apresenta os contornos da nova pista de skate
23/05/2025
Novo corredor viário vai ligar o bairro de Neves a Guaxindiba
As obras do projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI) estão a todo vapor na Avenida Presidente Kennedy, na Trindade. Nesta segunda-feira (26), está sendo feito o rebaixamento do terreno onde será construída uma das pistas de rolamento do MUVI. O local faz parte do trecho 4 do projeto, que vai do bairro Estrela do Norte até a Trindade. No local, já foram feitos também procedimentos de drenagem e pavimentação.
O trecho 5 também está em obras. No local, está sendo construída uma ponte para veículos, passando sobre o Rio Alcântara. No momento, estão sendo cravadas as estacas da ponte. Outros trechos do projeto também recebem intervenções, sendo que já é possível ver áreas prontas do MUVI, no Camarão, Vila Lage, Neves e outros.
O projeto do MUVI está sendo executado graças a uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo. Trata-se do maior projeto de mobilidade urbana já realizado na cidade de São Gonçalo, com um investimento de R$ 287 milhões.
As obras do MUVI incluem drenagem, para evitar alagamentos pela cidade, pavimentação, novas calçadas e meios-fios, além de intervenções artísticas, paisagismo, pistas preferenciais para ônibus, ciclovia e a instalação de pontos de ônibus por toda a cidade.
O prefeito Capitão Nelson destacou que o MUVI já está transformando a vida dos municípies.
“O MUVI é uma realidade. Hoje, temos mais de 50% do corredor viário pronto e muitos gonçalenses já trafegam por esses locais e conseguem sentir um trânsito melhor. Além disso, o asfalto e as calçadas estão novos e temos diversas intervenções artísticas por todo o corredor. A cidade tem outro visual hoje e seguiremos sempre oferecendo o que há de melhor para a nossa população”, disse.
O MUVI vai ligar o bairro de Neves a Guaxindiba. O corredor viário terá 18 quilômetros de extensão e são previstas várias intervenções urbanísticas no trajeto. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe). Em todos os trechos da obra, estão sendo instaladas manilhas para redes de drenagem, além da construção de calçadas, ciclovias, meios-fios, paisagismo e pistas preferenciais para ônibus.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados