Início > Planejamento e Projetos Especiais > Obras do MUVI começam a transformar o Porto Velho

Obras do MUVI começam a transformar o Porto Velho

Publicado em:  30/08/2023

Tubulações da rede de drenagem começaram a ser instaladas

As intervenções do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI) estão avançando em novas frentes de obras no trecho Porto Velho – Camarão. As equipes estão trabalhando simultaneamente em quatro ruas, com ações de drenagem, urbanismo, terraplanagem e contenção. O trânsito está funcionando em sistema “Pare e siga” na Rua João Damasceno, no Porto Velho.

As obras, que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, numa parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, seguem em ritmo acelerado por todo o trecho 2. O MUVI irá promover uma verdadeira transformação urbanística na cidade, entre Neves e Guaxindiba, com corredor viário, ciclovias, terminal rodoviário, espaços de convivência e paisagismo.

Atualmente, estão sendo realizados serviços de drenagem na Rua Comandante Ari Parreiras, entre as ruas Visconde de Itaúna e Antônio Pedro. Ao mesmo tempo, equipes trabalham na terraplenagem, construção de calçada e meio-fio nas ruas Jaime Figueiredo e Fontes, entre as ruas Maria Rita e Dr. Gradim.  Também teve início a drenagem no deságue da Rua João Damasceno, com intervenções que vão seguir até a Rua Comandante Ari Parreiras.

Ao longo da semana, equipes da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais percorreram a região, levando informações a moradores e comerciantes sobre o projeto e alertando para as interdições parciais de trânsito. Os moradores estão ansiosos para o término das intervenções.

“Eu vi o projeto da obra que entregaram aqui no bairro. Eu nem acredito que o Porto Velho vai ficar tão bonito. Vai dar orgulho morar aqui. Nosso bairro já é ótimo para morar porque tem muito comércio, tem tudo perto. Ficando bonito desse jeito, vai valorizar tudo”, disse o mecânico hidráulico Luiz Carlos Bezerra, de 36 anos.

Com investimento de R$262 milhões, o MUVI foi concebido para priorizar e modernizar o transporte público coletivo e estimular o uso de bicicletas, com a construção da ciclovia ao longo do corredor expresso. O projeto prevê a criação de novo corredor viário, com pistas preferenciais para ônibus e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, cortando um trecho de 18 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas.

Foto: Renan Otto