Início > Desenvolvimento Urbano > Obras de macrodrenagem no Colubandê são aprovadas

Obras de macrodrenagem no Colubandê são aprovadas

Publicado em:  25/03/2024

Ruas do bairro ficaram livres dos alagamentos nas últimas chuvas

As obras de infraestrutura concluídas no Colubandê pela Prefeitura de São Gonçalo foram aprovadas pelos moradores das ruas que receberam as intervenções. Os trabalhos de macrodrenagem e drenagem começaram em 2022 e foram entregues em meados de 2023. De lá para cá, os moradores do bairro afirmam que a nova rede pluvial está garantindo o escoamento das águas e já não há mais problema de alagamento nesses locais. Nem a chuva que atingiu São Gonçalo nesta última sexta-feira (22), com um volume total de mais de 100 milímetros no município, causou alagamento.

Um dos moradores que confirma o fim do problema é o aposentado Francisco Irias, de 70 anos. Morador do bairro há mais de 40 anos, ele conta que essa foi a primeira vez que ele viu um prefeito tendo cuidado com o local. “Só o Capitão Nelson cuidou desse bairro. A obra que ele fez aqui foi muito boa e está nos ajudando muito. Aqui choveu no fim de semana, mas a rua não alagou. Antes, a água dos alagamentos chegava a mais de um metro de altura. Agora, estamos mais aliviados e não temos mais esse problema”, afirmou ele, que vive na Rua Álvaro Leitão.

Além desta rua, as intervenções de drenagem, pavimentação e urbanização foram feitas também na Avenida José Mendonça de Campos, na Rua José Assunção, na Rua Honório Ferreira, na Rua Ricardo de Souza, na Rua Carolina da Fonseca, na Rua Geraldo Silva, na Rua Jonas da Fonseca e na Rua Otávio Fonseca. Ao todo, 3,2 quilômetros do bairro foram contemplados pelo serviço, cujos investimento ultrapassou R$ 17 milhões.

Eli Ribeiro é nascido e criado no bairro e foi um dos que também afirmou que o local melhorou após as obras. “A drenagem feita foi maravilhosa, graças a Deus. Aqui, o chão era de terra e o Capitão Nelson asfaltou tudo. Ficou até melhor para passar de carro por aqui. Obras do tipo nunca tinham sido feitas aqui, mas o prefeito fez e agora está melhor”, contou o aposentado.

Além das obras de macrodrenagem, recentemente a Praça do Colubandê, um dos principais pontos de lazer do bairro, também começou a ser revitalizada. O objetivo da obra é melhorar a praça e também o fluxo de veículos no bairro. Na praça, será criado um playground, uma academia para o idoso, paraciclos, o primeiro ParCão (focado nos pets) do município, uma área para foodtruck, arquibancada, mobiliários e outros.

Foto: Renan Otto