Desenvolvimento Urbano
Obras do trecho 4 do MUVI seguem a todo vapor em Nova Cidade
13/01/2026
Com as intervenções, itinerário da linha 49 sofreu alteração
O bairro de Santa Izabel, em São Gonçalo, está passando por uma verdadeira mudança. Dezenas de vias, que antes eram de chão de terra, estão recebendo redes de drenagem e serão pavimentadas. É o caso da Estrada do Sapê e da Rua Santa Rita, onde as equipes estão trabalhando na instalação de manilhas nesta quinta-feira (15). Para a execução do serviço, houve a necessidade de alterar o trajeto da linha de ônibus 49. que liga Itaitindiba ao Alcântara.
As obras fazem parte do projeto que vai transformar 140 vias do bairro, cerca de 42 quilômetros de extensão, em mais uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria das Cidades. Estão sendo investidos mais de R$ 174 milhões nas obras e o prazo para a conclusão é de 18 meses.
Em decorrência do início das obras de drenagem na Estrada do Sapê, a partir desta quinta-feira (15) os ônibus da linha 49 deixam de circular na via, com a rota sendo desviada para a Estrada de Itaitindiba. A alteração, feita pela Secretaria de Meio Ambiente e Trasportes, segue durante as obras, com um prazo inicial de 30 dias, podendo ser estendido conforme a necessidade das intervenções. Enquanto as obras estiverem em andamento, só poderão circular pela Estrada do Sapê veículos leves e moradores.
Quem celebra essas intervenções são os moradores. É o caso do aposentado Guilherme Azevedo, de 76 anos, que mora próximo à Estrada do Sapê há 38 anos. “Aqui é um local com muito mato, chão de terra e sem asfalto. Com essa obra, tudo vai melhorar, o asfalto chegará, vai ser melhoria e valorização para nós. Cada obra que está sendo feita na cidade melhora. Nosso bairro está ficando ótimo”, afirmou.
Sheila Souza, de 39 anos, também aprova as obras. “O nosso bairro alagava. Aqui na rua, não alagava, mas chovia e como o chão era de terra, os carros e ônibus não passavam aqui. Agora vai melhorar, graças às obras! Resolveram olhar por nós aqui! Nosso bairrro nunca teve obra e agora vai tudo ficar melhor”, disse.





Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados