Início > Uncategorized > Obras da Clínica Gonçalense avançam no Colubandê

Obras da Clínica Gonçalense avançam no Colubandê

Publicado em:  10/09/2022

Unidade vai oferecer vários serviços e especialidades

A Clínica Gonçalense do Colubandê está tomando forma. Quem passa pela Avenida José Mendonça de Campos já consegue ver as paredes sendo erguidas. A construção, que começou em junho deste ano, vai abrigar oito equipes da Estratégia de Saúde da Família, um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), dentistas, equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio e administrativas. A previsão de entrega do espaço, que terá capacidade para atender a 32 mil pessoas, é no primeiro semestre do próximo ano.

O prefeito Capitão Nelson destacou a importância de mais uma unidade de saúde para atender à população com serviços essenciais. “O povo gonçalense precisa dessa atenção na saúde, para que não espere mais tanto tempo para fazer um exame ou uma consulta. E também para que não precise sair da cidade. Por isso, estamos construindo essa clinica no Colubandê e, em breve, vamos inaugurar o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três”, disse.

A clínica terá os serviços de ultrassonografia e raios-x, além de recepção com ampla sala de espera, 16 consultórios para as equipes das ESFs, mais consultórios multifuncionais para os profissionais do Nasf, seis consultórios odontológicos, salas de procedimentos e curativos, imunização, inalação, fisioterapia de baixa complexidade, área livre para a prática de atividades físicas, sala multiuso para capacitações de educação permanente, acolhimento, coleta laboratorial, estoque e esterilização.

Cada equipe da ESF é formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. O Nasf é composto por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. Além dos profissionais, todos os programas da Atenção Básica estarão disponíveis, entre eles pré-natal, saúde da criança e do adolescente, hipertensão e diabetes, combate à tuberculose e hanseníase,, grupo de apoio ao aleitamento materno e controle do tabagismo. O espaço também vai oferecer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.

Foto: Fabio Guimarães