Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
Evento é dedicado ao Dia Nacional dos Ostomizados, comemorado em 16 de novembro
Um dia de aconselhamento e acolhimento para os recém-chegados ao Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizadas de São Gonçalo. Assim será o Dia Nacional que é dedicado a eles: 16 de novembro. Para ficarem ainda mais seguros e terem a certeza que não estão sozinhos nessa luta, os pacientes receberão orientações, trocarão experiências entre si e poderão tirar dúvidas com a equipe multiprofissional do espaço.
“Pensamos em uma manhã para ajudar aqueles que estão chegando agora ao núcleo. Vamos mostrar que eles poderão contar conosco durante todo o tratamento. Tanto através das consultas com os especialistas – dependendo da necessidade de cada um – quanto com o recebimento de todos os materiais, que são tão importantes para a manutenção da saúde”, diz Flávia Medeiros, enfermeira especializada em estomaterapia e responsável pelo local.
Todos os ostomizados de São Gonçalo têm atendimento especializado no Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizadas, que tem 800 pacientes cadastrados. No local, além de consultas médicas periódicas, eles têm acesso às bolsas de colostomia e produtos usados para a sua manutenção, durabilidade e limpeza, além dos cuidados com a pele.
“Os mais antigos não estão desamparados. Eles estão igualmente acolhidos, já sabem do nosso trabalho humanizado, como procurar ajuda e estão sendo acompanhados”, afirma Flávia.
Cadastro – Para ter acesso aos serviços do Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizadas, o gonçalense precisa ter encaminhamento médico e fazer cadastro no local. O atendimento e acesso aos materiais são realizados após consulta com a assistente social. Para o agendamento, basta ligar para o telefone (21) 2605-8086 ou ir direto à unidade.
Após o cadastro e a consulta inicial, o espaço oferece atendimento multiprofissional nas especialidades de Clínica Geral, Enfermagem (com especialização em Estomaterapia), Psicologia, Nutrição, Assistência Social e Fisioterapia, além de Oficinas Terapêuticas com foco em artesanato e Grupo de Apoio Organizado pela Psicologia e Assistência Social.
“Trabalhamos o ano inteiro para que o ostomizado tenha o melhor atendimento e se sinta acolhido. Além dos pacientes, também atendemos os familiares que precisam de apoio. É muito importante que toda a família saiba lidar com o ostomizado e que esteja à vontade para pedir ajuda no núcleo em qualquer fase do tratamento”, explicou a enfermeira.
A unidade também ajuda os pacientes e seus familiares a entenderem como cuidar do estoma em casa, estimulando a autonomia e o autocuidado. Assim, mesmo sem a assistência dos profissionais, eles podem fazer a limpeza e o curativo, garantindo uma vida com mais qualidade. O núcleo realiza, ainda, regulação de exames e encaminhamentos para outras especialidades e cirurgias que não são oferecidas no espaço.
Para realizar o cadastro, basta levar os seguintes documentos com cópias no dia do atendimento: identidade, CPF, comprovante de residência (últimos 3 meses), cartão do SUS, laudo médico com CID e duas fotos 3×4.
Caso a bolsa e materiais sejam de emergência, o paciente pode ir direto à unidade com encaminhamento de alguma unidade de saúde de São Gonçalo para a retirada. E, no mesmo dia, marcar a consulta com a assistente social, caso não seja dia de atendimento da profissional.
Após o cadastro, a retirada do material pode ser feita pelo paciente ou outras três pessoas indicadas por ele na ficha. O Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizadas fica na Avenida Presidente Kennedy, 207, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2605-8086.
Ostomizados e diferença entre colostomia, ileostomia e urostomia
A pessoa ostomizada é aquela que passou por uma cirurgia para fazer abertura no corpo para a saída de fezes, urina ou auxiliar na respiração ou na alimentação. Esta abertura de comunicação do corpo com o meio externo se chama estoma e é onde é colocada a bolsa de colostomia, ileostomia ou urostomia. A bolsa é um saco coletor que recebe as fezes ou a urina. Há vários tipos, que são indicados dependendo de cada caso.
– A Colostomia liga o intestino grosso diretamente à parede do abdômen, permitindo a saída das fezes para a bolsa.
– A Ileostomia liga o intestino delgado à parede abdominal, também permitindo a saída das fezes para a bolsa.
– A urostomia é a exteriorização dos condutos urinários através da parede abdominal.
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados