Início > Desenvolvimento Social > Novos Conselheiros Tutelares de São Gonçalo tomam posse e iniciam mandato

Novos Conselheiros Tutelares de São Gonçalo tomam posse e iniciam mandato

Publicado em:  13/01/2020

Os 15 novos Conselheiros Tutelares de São Gonçalo tomaram posse na manhã desta segunda-feira (13), durante cerimônia realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Gonçalo (CMDCA-SG), que aconteceu na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ- FFP), no Patronato. Logo após a cerimônia, os membros já começaram a atuar nos três Conselhos Tutelares do município.

Além do prefeito José Luiz Nanci, a mesa diretora do ato de posse foi formada por: Diney Marins, presidente da Câmara de Vereadores de São Gonçalo; Rodrigo Ramalho, presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro; Luciana de Souza Alves, secretária de Desenvolvimento Social; Marta Maria Figueiredo, secretária de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência; Jussara Lage, conselheira do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e o presidente do CMDCA-SG, Haroldo Granja Júnior.

“Quero desejar boas vindas aos novos conselheiros, que cada um de vocês possa atuar de forma efetiva e trabalhar com responsabilidade. Saibam que podem contar com todos os conselheiros de direitos do CMDCA e, que, trabalhem empenhados em garantir o direito de promoção e defesa de toda e qualquer criança do município”, ressalta Haroldo Granja Júnior.

Em São Gonçalo existem três unidades do conselho, que fazem parte do Sistema de Garantia dos Direitos à Criança e ao Adolescente, localizadas nos bairros Centro, Trindade e Raul Veiga. O órgão conta com uma equipe interdisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos que atuam na fiscalização, aperfeiçoamento e ampliação dos direitos dos jovens em risco e em situações de violência ou negligência. Os conselheiros acompanham essa parcela da população e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção poderá ser aplicada para cada caso.

“Essa posse traz com ela uma grande responsabilidade. Nós, enquanto secretaria de Desenvolvimento Social, estaremos juntos com os 15 conselheiros e com os presidentes dos Conselhos, gestando nesses 4 anos a seguir. Conte conosco e com o apoio de todas as parcerias pertinentes. Que esse mandato seja de clareza e grandes progressos para o nosso município”, ressalta Luciana de Souza Alves, secretária da pasta.

Foto: Lucas Alvarenga