Início > Guarda Municipal > Novos agentes da Guarda Municipal de São Gonçalo doam sangue

Novos agentes da Guarda Municipal de São Gonçalo doam sangue

Publicado em:  01/11/2023

Integrantes da corporação participam de campanha do Hemonúcleo

Um grupo de 40 novos alunos da Guarda Municipal participaram, nesta quarta-feira (1), da campanha de doação de sangue no Hemonúcleo de São Gonçalo. O comandante da corporação, Ewerton Mendes, também esteve presente incentivando e reforçando a importância do ato de solidariedade, que pode salvar até quatro vidas por doação.

“Nossos novos agentes já chegam na instituição sabendo o significado de ajudar ao próximo, a função de um servidor público. Nosso trabalho não se limita só às ruas”, disse o comandante Mendes.

O Hemonúcleo de São Gonçalo atende a todos os hospitais municipais da cidade e, desde a ampliação do horário de funcionamento da unidade, tem conseguido enviar bolsas de sangue também para o Hemorio, salvando mais vidas. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade da conscientização da doação entre a população.

O agente Peixoto, de 33 anos, já é doador, mas esse ano ainda não tinha colaborado. “E fiz uma tatuagem em fevereiro, estava aguardando o tempo para doar, mas fui chamado para a Guarda e acabei adiando a doação. Hoje foi uma ótima oportunidade”, disse.

Para o agente Nascimento foi um dia especial.

“Um amigo perdeu muito sangue em um acidente de carro e precisou de doação. Ele conseguiu, mas foi difícil a mobilização para conseguir voluntários. Foi a partir daí que eu entendi a importância de doar”, explica.

Aqueles que tiverem interesse em doar devem comparecer à unidade, que fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto.

Após a doação, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças. Os requisitos necessários para doar são: pesar 50 quilos ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade (para menores de idade é necessário autorização dos responsáveis), ter um boa noite de sono, uma alimentação saudável, ter evitado alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses.

Não é necessário estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação, que deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Foto: Renan Otto