Início > Transportes > Novo trecho de obras do MUVI começa a receber asfalto

Novo trecho de obras do MUVI começa a receber asfalto

Publicado em:  30/04/2024

Corredor expresso com ciclovia irá ligar Neves a Guaxindiba

A Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo está realizando, nesta terça-feira (30), alterações no trânsito da Covanca para auxiliar o andamento das obras do trecho 1 do projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI). No bairro, uma parte da Rua Maurício de Abreu está sendo pavimentada.

O MUVI é uma realização do governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo. O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), prevê a criação de um novo corredor viário, com pistas preferenciais de ônibus e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, percurso que também receberá várias intervenções urbanísticas e de paisagismo.

A interdição está ocorrendo na Rua Maurício de Abreu, no trecho entre a Rua Cônego Goulart e a Rua Cel. Ernesto Ribeiro. Sendo assim, a Rua Marechal Floriano Peixoto está interditada no trecho compreendido entre a Rua Oliveira Botelho e a Travessa Nova de Azevedo.

Os veículos que passam pela Rua Marechal Floriano estão sendo obrigados a desviar na Travessa Nova de Azevedo, seguindo por ela e pela Rua Silva Jardim, retornando à Rua Dr. Alberto Torres, em Neves. Já os veículos que passam pela Rua Dr. Alberto Torres e desejam acessar a Covanca precisam acessar a Rua Silva Jardim, Rua Nova de Azevedo e Travessa Nova de Azevedo em direção à Rua Marechal Floriano Peixoto.

O pedreiro aposentado Antônio Amiti de Oliveira, de 85 anos, é um dos gonçalenses que está vendo a cidade mudar com o MUVI. Segundo ele, que mora na Covanca, o bairro já não alaga mais. “Aqui enchia tudo. Essa parte de São Gonçalo estava precisando de uma obra e agora temos. Antes, alagava. Agora, não mais, mesmo com a chuva violenta que atingiu o município. Espero que com a obra finalizada tudo continue funcionando e até melhore. Eu moro aqui há 58 anos e nunca havia visto uma obra do tipo”, afirmou ele.

Ivan Regino, que também mora na Covanca, também ficou surpreso com as obras. “Eu achei que ia morrer e não ia ver nada sendo alterado aqui, mas agora estou vendo. Estou aguardando o final das obras para ver como vai ficar, mas já estou gostando”, disse o servente de 57 anos que mora no bairro desde que nasceu.

O MUVI vai garantir a criação de novo corredor viário, com pistas preferenciais para ônibus, e ciclovia, cortando um trecho de 18 quilômetros do município, 13 bairros e 32 estações.

Foto: Renan Otto