Início > Desenvolvimento Urbano > Novo estacionamento no Jardim Alcântara recebe pavimentação

Novo estacionamento no Jardim Alcântara recebe pavimentação

Publicado em:  02/04/2024

Local abriga um dos maiores polos de autopeças do Estado do Rio

A primeira parte do estacionamento que está sendo construído no polo de autopeças da Rua Capitão Juvenal Figueiredo, no bairro Jardim Alcântara, em São Gonçalo, está quase pronta para ser entregue à população. Nesta terça-feira (2), o local está sendo pavimentado. Em seguida, será devidamente sinalizado pela Secretaria de Transportes e depois estará disponível para ser utilizado pelos gonçalenses. Em outro ponto, uma segunda parte da obra terá início.

O prefeito Capitão Nelson acompanha de perto o desenvolvimento do projeto. “Esse é um dos principais polos de autopeças do Estado do Rio de Janeiro. Aqui, passam dezenas de pessoas por dia. Por isso, criamos esse projeto com o objetivo de organizar o trânsito desse local. Esse primeiro módulo está quase pronto e possui 96 vagas. Ainda serão feitos outros módulos desta obra”, disse o chefe do Executivo.

As obras de ordenamento e regularização estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Gonçalo, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Gestão Integrada e Projeto Especiais, com finalização pela Secretaria de Transportes. As intervenções buscam resolver os conflitos entre pedestres e veículos, a ausência de calçadas em bom estado de conservação e a falta de manutenção da vegetação existente.

O comerciante Carlos Pinheiro Louzada, de 46 anos, trabalha no local há oito anos. Ele afirma que os comentários de seus clientes são positivos sobre a obra. “Nunca fizeram nada do tipo aqui antes. Na frente da minha loja, por exemplo, existiam apenas cinco vagas para carros. Agora, são mais de 90. É ótimo para nós e para os clientes, que têm feito comentários positivos por aqui. Fora o paisagismo, que está ótimo”, afirmou.

Muitos carros passavam pelo local e estacionavam de forma irregular na região, mas, com as intervenções, isso não irá mais ocorrer. O projeto prevê, dentre outras coisas, a execução de paisagismo, faixas de pedestres, criação de rampas de acessibilidade e regularização das calçadas. Vale destacar que as palmeiras que ficavam na Praça do Colubandê antes do início das obras de revitalização no local foram transferidas para o estacionamento do Jardim Alcântara.

Foto: Renan Otto