Início > Defesa Civil > Nova Grécia recebe simulação de desocupação da Defesa Civil

Nova Grécia recebe simulação de desocupação da Defesa Civil

Publicado em:  03/11/2022

Projeto “São Gonçalo Resiliente” orienta população sobre como agir em casos de emergência

A Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo realiza, neste sábado (5), a partir das 8h, mais uma edição do projeto “São Gonçalo Resiliente”. A equipe estará reunida, com o apoio de integrantes do Corpo de Bombeiros, na escola Municipal Presidente João Belchior Marques Goulart, no bairro Nova Grécia.

O objetivo da atividade é capacitar os moradores sobre como agir no deslocamento de suas casas até o ponto de apoio mais próximo, de forma segura, em caso de acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme.

O subsecretário de Defesa Civil, coronel Fernando Rodrigues, destaca a importância da realização dessa atividade em regiões de potencial risco geológico e deslizamentos de terra.

“Queremos criar uma cultura de prevenção no município. Nossa ideia é preparar os moradores que moram em área de risco geológico, simulando o acionamento da sirene e orientando sobre a rota segura e o ponto de apoio, fazendo com que eles tenham a capacidade de responder a uma possível ameaça, reduzindo danos humanos e materiais”, pontua.

Importante destacar que a Defesa Civil de São Gonçalo realiza constantemente eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas.

As capacitações também vêm formando novos voluntários para atuar nas comunidades. São Gonçalo conta com 25 Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), cujos coordenadores e subcoordenadores são líderes comunitários voluntários de áreas que contam com sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do município.