Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
O Centro de Referencia de Assistência Social do bairro Santa Izabel realizou, nesta quinta-feira (25), o mutirão para inclusão e cadastramento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), conhecido como LOAS. Durante todo o dia de ontem a equipe técnica do centro realizou um atendimento especial para pessoas que foram buscar informações, atualizar dados ou fazer o primeiro cadastro no Cadastro Único (CadÚnico).
Morador do bairro Sacramento, Aldecir Walter, de 64 anos, soube do mutirão através do jornal e foi um dos primeiros a chegar ao CRAS para buscar informações sobre o BPC.
“Li uma matéria no jornal falando sobre o mutirão e como faço 65 anos em janeiro e já fiz o cadastro único, vim aqui para saber se está tudo certo com os meus documentos para que no mês do meu aniversário eu possa dar entrada no Loas. Estou desempregado e esse benefício vai ser muito importante para mim”, contou Aldecir.
Já Silvana Nascimento, que mora em Santa Izabel, soube do atendimento especial através da internet e foi até o CRAS fazer o primeiro cadastro no cadastro único para a mãe que é deficiente.
“Assim que li na internet sobre o mutirão e que seria no Cras do meu bairro, decidi pegar os documentos da minha mãe, que não tem condições de se locomover, e trouxe para fazer o cadastro único”, disse Silvana.
Para Gabriella de Souza, coordenadora do CRAS Santa Izabel, manter o maior número de pessoas informadas sobre o BPC é importante para que elas possam realizar seus cadastros sem perder o prazo.
“Estamos orientando e frisando em todas as reuniões e atendimentos sobre o BPC. Acredito que entre o final de outubro e durante o mês de novembro teremos bastante movimento no Cras por causa do benefício. O importante é que ninguém perca o prazo e consiga realizar todas as pendências antes do prazo final que é em dezembro”, explicou Gabriella.
O benefício mensal no valor de um salário mínimo é voltado para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar abaixo de um quarto de salário mínimo por pessoa (R$ 238 reais). O beneficiário ou responsável familiar deve procurar o posto de cadastramento ou o CRAS, munido do CPF de todos os membros da família do beneficiário. Aqueles que já possuem o Cadastro único devem verificar se o mesmo está ativo e atualizado junto ao CRAS. Se o idoso ou a pessoa com deficiência tiver dificuldades de deslocamento, a inscrição pode ser realizada por um responsável familiar maior 16 de anos.
Os próximos mutirões serão no dia 29 no CRAS Jardim Catarina (Rua Leão Gambeta, 533 – Antiga Rua 13 – Tel: 2603-1312); No dia 30 no CRAS Neves (Rua Lenor, 108, Porto Velho. Tel: 2624-0018) e no dia 01/11 no CRAS Centro – Boaçu (Rua Dona Clara, 541, Boaçu. Tel: 2604-4574) e CRAS Bolsa Família e Coordenação Geral do Cadastro Único – Rua Sá Carvalho, 1341, Centro. Tel: 2724-3465).
Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados