Início > Educação > Musicalização na rede de ensino aprimora o aprendizado

Musicalização na rede de ensino aprimora o aprendizado

Publicado em:  11/12/2018

As crianças da Umei (Unidade Municipal de Ensino Infantil) Margarida Maria Garcia de Araújo, localizada no bairro Venda da Cruz (antigo 3º BI), ganharam uma apresentação musical da dupla Glorinha e Renato. A iniciativa também reuniu alunos das escolas Nice Mendonça de Souza e Silva, e Professor Evadyr Molina.

A musicalização é um processo de construção do conhecimento e favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, imaginação, memória, concentração, atenção, socialização e afetividade.

“A atividade também contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico das crianças, além de facilitar o processo de aprendizagem”, ressalta o prefeito José Luiz Nanci.

Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças. É uma grande aliada para a promoção de um desenvolvimento saudável da criançada.

“A música possui um papel importante na educação das crianças, por isso, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Educação, vem realizando atividades de musicalização infantil em suas unidades. É um incentivo para os alunos enxergarem através de diferentes óticas o mundo que estão descobrindo”, avalia o secretário de Educação, Marcelo Azeredo.

Para Maria das Graças Souto Rodrigues, diretora da Umei Margarida Maria Garcia de Araújo, as atividades musicais são indispensáveis para a formação dos pequeninos.

“Quando a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos são ampliados. A musicalização é uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem seus sentidos em diversas áreas. Para vivenciar o mundo que esta ao seu redor”, completa Maria.