Início > Educação > Mostra de Educação Infantil reúne trabalhos de 2017

Mostra de Educação Infantil reúne trabalhos de 2017

Publicado em:  10/11/2017

O encerramento da Mostra de Educação infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, coloriu o pátio da Escola Municipal Ernani Farias, em Neves, com estandes de todas as unidades deste segmento na rede. Os trabalhos desenvolvidos pelas crianças sob a orientação dos professores encantaram pela beleza, simplicidade e interatividade. Desenhos com os mais diversos temas trabalhados em sala de aula, álbuns, blocos, jogos e painéis – todos confeccionados pelos próprios alunos – foram apresentados na exposição, representando todo o trabalho realizado durante o ano letivo de 2017. Segundo as professoras Mabel Cristine Guimarães e Fabiana Monteiro, responsáveis pelo setor de Educação Infantil, o objetivo da mostra foi valorizar o trabalho docente e as atividades realizadas pelas crianças.

O evento foi aberto pelo secretário municipal de Educação, José Augusto Nunes. “Abrir este evento pra gente é um orgulho, estar na rede para mim tem sido muito gratificante. Eu tenho uma carreira longa como professor e tenho visto na nossa rede do município a mesma força que eu tive como professor quando iniciei. Eu vejo uma rede ainda com esperança e professores comprometidos. Parabéns pela mostra, contem comigo e sempre que possível me questionem e se tiverem algum problema, denunciem. A gente não está aqui para fazer nada escondido. A gente está aqui para servir publicamente e fazer uma educação de qualidade e só vamos conseguir se estivermos juntos com essa visão, com essa luta”, afirmou José Augusto.

Os alunos da Unidade Municipal Pastor Benedito Panisset, no Gradim, apresentaram a Ciranda da Sereia, um musical de roda muito animado e com um figurino bem colorido. A mesma escola levou o boneco Bené para o palco. É o mascote da unidade e o seu nome foi escolhido pelas próprias crianças. O Bené cumprimentou o secretário, com quem trocou algumas palavras também, sendo bastante aplaudido, numa mostra de criatividade e empenho dos professores.

Com alunos de 3 a 5 anos, a Unidade Municipal de Educação Infantil Professor Djair Cabral Malheiros, do Morro do Castro, apresentou trabalhos de todo ano e um painel de fotos sobre a comunidade onde está localizada. Segundo a diretora Heliana Mataruna, é uma forma de valorizar também os moradores. “A comunidade apoia a escola. Quando eu abro inscrições, as pessoas dormem na fila. Nossa escola é uma referência no bairro”, garantiu a diretora.

Também marcou presença no evento a professora Mairce Araujo, do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Uerj – setor de estágio supervisionado.

“A gente vem fazendo um trabalho desde 2004, uma articulação entre a faculdade e as escolas básicas. A gente vai para as escolas, conversa com os professores, faz oficinas apostando que a nossa relação entre escola e universidade pode construir uma escola melhor e uma sociedade melhor. Na Escola Pastor Benedito Panisset, a minha parceria tem sido em relação ao estágio supervisionado 1, que é voltado para a Educação Infantil. Eu cheguei na escola em 2014, sempre fui muito bem acolhida pelo grupo, eu vi uma escola começando e buscando construir o melhor possível para as crianças. Está sendo uma oportunidade de trabalho integrado na faculdade, no estágio de educação infantil com vários professores e na escola, que os recebe, que mostra o movimento cotidiano. Ao mesmo tempo a gente contribui naquilo que a gente pode, nas leituras, fazendo oficinas com os professores. Então é outro espaço de formação também. Eu aposto nessa importância da universidade junto com a escola como espaço de formação”, explicou Mairce.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães