Início > Defesa Civil > Moradores do Novo México participam de simulado de desocupação

Moradores do Novo México participam de simulado de desocupação

Publicado em:  13/08/2022

Procedimento orienta em caso de risco de deslizamentos de terra

Moradores do bairro Novo México participaram, na manhã deste sábado (13), de um exercício de simulação de desocupação promovido pela Defesa Civil de São Gonçalo. A equipe montou uma base na Escola Municipal Deputado José Carlos Brandão Monteiro, na Rua Carlos Walter Hisserich. A ação também contou com a participação da Subsecretaria de Odontologia e da Cruz Vermelha.

Os moradores foram convidados pela equipe da Defesa Civil a comparecerem no ponto de encontro, montado na escola municipal. Houve acionamento da sirene para que eles se deslocassem ao local após aviso prévio. Quem compareceu recebeu informações sobre como proceder em caso de acionamento do equipamento em dias de chuva e sobre cadastro no número 40199, para receber alertas sobre chuvas por SMS.

Os moradores também puderam realizar aferição de pressão arterial e avaliação odontológica. As equipes da Defesa Civil também distribuíram a cartilha Comunidade Mais Segura, desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM),com orientações sobre mudanças de hábitos com foco na redução de risco de movimento de massa e inundações.

O trabalho é parte importante para a prevenção de desastres, nos casos de acionamento de sirenes localizadas no bairro, que são utilizadas pela Defesa Civil para alertas à população local quando há risco de deslizamento de terra em dias de chuvas intensas.