Início > Meio Ambiente > Meio Ambiente elege Conselho Municipal

Meio Ambiente elege Conselho Municipal

Publicado em:  29/03/2023

Eleitos vão representar a sociedade nas decisões do setor por dois anos

A Sala Verde Dora Negreiros, em Neves, recebeu nesta quarta-feira (29) o Fórum Eleitoral do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  (COMMADS), com o tema “O Meio Ambiente que queremos”. O evento aconteceu para a eleição de seis instituições da sociedade civil que vão fazer parte do conselho durante o biênio 2023-2025.

A mesa foi composta pelo vice-prefeito, Sergio Gevú; o secretário municipal de Meio Ambiente e de Agricultura, Carlos Afonso; a subsecretária Ana Carolina Ribeiro; o representante do Cepam, tenente Danilo Oliveira; o representante da Seop, Marlon Vieira; e o representante do 7º Batalhão, comandante Renato Mota.

O vice-prefeito Sergio Gevu falou sobre a importância da participação da sociedade civil nas decisões do município para o meio ambiente. “A cidade é de quem vive aqui. E ninguém melhor do que o profissional que tem conhecimento na área e vive o dia a dia para ajudar o governo a cuidar de cada cantinho”, disse.

O secretário Carlos Afonso destacou a qualificação de cada um dos presentes, já que o fórum é destinado aos representantes de instituições da sociedade civil ligadas ao meio ambiente e autoridades municipais e estaduais. “Quero agradecer a cada um que está aqui, porque a presença de vocês é muito importante. E quem for escolhido para compor o nosso conselho estará muito bem capacitado para o cargo”, disse.

O processo seletivo foi realizado para preenchimento de seis vagas de representantes de organizações da sociedade civil, com efetiva prática na área ambiental, de no mínimo dois anos, no município de São Gonçalo. Os eleitos foram:

1° Cruz Vermelha Brasileira – Filial do município de São Gonçalo

2° Cooperativa de Trabalho Brasileira de Reciclagem de Catadores e Coletores de São Gonçalo LTDA

3° Instituto Alécio Emerick

4° Associação Luna Carrascosa

5° Instituto Abraço do Tigre

6° Instituto Social de Apoio ao Portador de Espondilite Anquilosante – ISAPEA

Instituições suplentes:

1° Ordem dos Advogados do Brasil – 8ª Subseção de São Gonçalo

2° Federação das Associações de Moradores do Município de São Gonçalo – FAMB-SG

3° Associação dos Produtores Rurais Assentados da Fazenda Engenho Novo em São Gonçalo – APRAFEN-SG

O pleito foi composto unicamente de representantes de entidades legalmente constituídas e localizadas no município de São Gonçalo. Para cada vaga de membro titular haverá um suplente. Os conselheiros eleitos exercerão mandatos de dois anos no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, admitindo-se uma recondução por igual período.

Foto: Renan Otto