Início > Saúde > Maternidade recebe obras e adequações para aprimorar atendimento

Maternidade recebe obras e adequações para aprimorar atendimento

Publicado em:  09/04/2024

Consultório especial vai receber pacientes com problemas específicos

Unidade de referência para gestação de risco habitual/baixo risco, a Maternidade Municipal Mário Niajar, em Alcântara, passa por mudanças para adequar os fluxos de trabalho com o objetivo de melhor atender as grávidas e o trabalho dos funcionários. A unidade recebe obras, reformas e adequações dos espaços.

No quesito obras, todas as enfermarias já foram reformadas e dão mais conforto, dignidade e mais humanização no atendimento. Também durante a gestão do prefeito Capitão Nelson, as duas salas do centro cirúrgico foram equipadas e estão em pleno funcionamento. Todo o hospital recebeu pintura na área externa e manutenção do telhado. Agora, acontecem as modificações nos setores e salas. As mudanças estão sendo realizadas gradativamente para não atrapalhar o atendimento da maternidade.

Entre as novas instalações está o “Consultório Branco”, que vai acolher pacientes com problemas específicos que serão atendidas por equipe multidisciplinar. O objetivo é dar mais privacidade para as pacientes. Esse ambiente terá um acesso direto e prioritário.

Além de atender essas pacientes, o local também vai somar para a realização do exame CTG (exame que avalia o bem estar do bebê), desafogando o atendimento deste exame no pré-parto, humanizando o atendimento no quesito tempo de espera, que será reduzido.

Outro benefício para as pacientes é a mudança da sala de hipodermia (sala de aplicação de medicamentos), que ficará ao lado do consultório de emergência na recepção da unidade. “A sala de medicação ao lado do consultório médico vai otimizar o atendimento e proporcionar uma melhor observação do profissional, que poderá acompanhar a evolução do paciente quando necessitar. Atualmente, a sala fica dentro da unidade, para onde as pacientes têm que se deslocar e, depois, voltar ao consultório na recepção”, disse a subsecretária de Urgência e Emergência, Bianca Serour.

Os bebês já ganharam uma sala novinha de procedimentos, onde ele é acolhido para realizar diferentes serviços. Mais um ganho para as pacientes é uma sala que está sendo preparada para a colocação do dispositivo intra-uterino (DIU), método contraceptivo que evita a gravidez e é oferecido na maternidade para as pacientes no pós-parto imediato.

Outros ambientes como farmácia e almoxarifado irão mudar de localização.

O spa dos bebês (local destinado ao banho dos recém-natos) ganhará nova modulação e receberá grafite nas paredes. Toda a fachada da unidade já começou a receber a troca da iluminação e receberá novos adesivos. A primeira recepção da emergência será transformada em acolhimento inicial e a segunda recepção será do atendimento total, onde as gestantes vão aguardar para serem atendidas e orientadas.

“Toda a logística vai mudar, facilitando o trabalho dos funcionários e melhorando todo o atendimento. A maternidade realiza uma média de 2.350 atendimentos e procedimentos, além de 300 partos por mês entre cesarianas e normal. O objetivo é humanizar os atendimentos ao máximo, o que já vem sendo feito na unidade com as constantes mudanças e obras desde o início do governo do prefeito Capitão Nelson”, concluiu o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha.

Foto: Fabio Guimarães