Início > Saúde > Maternidade municipal completa um ano com marca de 5 mil partos

Maternidade municipal completa um ano com marca de 5 mil partos

Compartilhe isso:


Publicado em:  23/05/2018

Completando um ano de funcionamento, a nova Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, registra a expressiva marca de cinco mil partos realizados desde sua inauguração. O prefeito José Luiz Nanci determinou a criação de diversas alas na unidade, como a sala de aleitamento materno, a prática do parto humanizado e a unidade Intermediária (UI) Neonatal, com 10 leitos. Tudo para oferecer o melhor para as mães que ganham seus filhos na cidade.

Em média, 15 partos são realizados por dia na unidade. Sem contar os atendimentos ambulatoriais, que desde a inauguração da nova maternidade já somam 17 mil.

“Hoje contamos com uma maternidade bem estruturada e com atendimento humanizado. É uma das maiores unidades hospitalares do nosso município e estamos constantemente agregando novos serviços para o bem estar das mães e bebês”, esclarece o prefeito José Luiz Nanci.

Um novo conceito

A Nova Maternidade Dr. Mário Niajar foi pensada para oferecer inúmeros benefícios. Hoje, a unidade ganhou maior número de leitos, e espaços como o Spa do bebê; Sala Pré-Parto com Espaço Partejar; Unidade Intermediária (UI) Neonatal com 10 leitos; Sala de Apoio ao Aleitamento Materno; Cartório Civil; Refeitório; e o espaço Mãe Coruja, que oferece 10 leitos para as mães permanecerem na unidade mesmo após a alta médica.

Utilizando o conceito de assistência humanizada, a preferência na hora do parto é dada ao normal, deixando as cesárias apenas em casos necessários.

“A Nova Maternidade segue a normativa da Rede Cegonha, que preconiza o parto normal sem procedimentos invasivos, agindo sobre o contato precoce com o bebê no período pós-parto e o estímulo ao aleitamento materno. Tais procedimentos envolvem a participação da família em todo o período da internação, inclusive no momento do parto. Temos enfermeiras que ajudam nas ações não farmacológicas, visando sempre proporcionar o parto normal com menor desconforto possível”, explica a diretora geral da unidade, Adriana Freire.

Atividades para o aperfeiçoamento

São constantes as atividades realizadas na unidade com o intuito de promover o aperfeiçoamento dos procedimentos, do atendimento ao pós-operatório. Entre os exemplos, a 1º Semana de Enfermagem da Maternidade Municipal, aberta segunda-feira (21/05). Com o tema “Linha de Cuidados Materno-infantil”, profissionais da área puderam participar, durante todo o dia, de palestras e rodas de conversa sobre assuntos que fazem parte do cotidiano de enfermeiros e outros profissionais que atuam diariamente na unidade.

Os temas discutidos no evento foram “Amigo da mulher”; “Doenças Hipertensivas”; “Teste do pezinho e imunização”; “Aleitamento Materno”; “Medidas para alívio da dor neonatal mediante os procedimentos” e “Amamentação Cruzada”.

De acordo com a diretora da unidade, Dra. Adriana Freire, a enfermagem é essencial na linha de frente do cuidado à saúde.

“A crescente demanda vem transformando o cuidado e vem exigindo cada vez mais qualificação das equipes. A maternidade hoje possui uma equipe que buscou aprimoramento com foco no atendimento humanizado, seguindo a visão do prefeito José Luiz Nanci”, destacou Adriana.

Autor: Ascom
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content