Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Documentos, vacinas e exames são disponibilizados aos bebês
O mês de maio é marcado pelo Dia das Mães. E as genitoras atendidas na Maternidade Municipal Mário Niajar, no Mutondo, podem comemorar o mês e a data com serviços oferecidos que facilitam a vida delas e dos seus bebês. A maternidade, que atende 24h todos os dias da semana, tem cartório, posto do Detran, aplica vacinas e realiza testes nos recém-nascidos. Confira tudo o que é oferecido às mães gonçalenses.
Certidão – Assim que nasce, o bebê pode ser registrado na sala do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) do 1º Distrito de São Gonçalo da unidade, que emite as certidões de nascimento gratuitamente. O cartório faz parte do Projeto Nascer Legal, uma iniciativa do Ministério Público do Rio de Janeiro. O Nascer Legal visa incentivar e facilitar o registro de nascimento das crianças dentro das maternidades do Estado. A meta é que, pelo menos, 90% dos bebês sejam registrados nos hospitais.
Identidade – Com a certidão em mãos, a mãe pode seguir para o Posto de Atendimento de Identificação Civil do Detran, também dentro da maternidade. O local emite a primeira identidade do recém-nascido – a nova identificação civil, com validade nacional. Os pais também podem aproveitar para fazer as primeiras e segundas vias do documento. A unidade só atende aos pais de bebês nascidos no local e não precisam de agendamento. A implantação do serviço obedece a Lei Estadual nº 7088/2015 do Rio de Janeiro, que estabelece medidas para erradicar o sub-registro de nascimento no estado.
Vacinação e testes – Oferecidos na maternidade, evitam que as mães saiam de casa com os bebês nos primeiros dias de vida. A unidade faz os testes do pezinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho. Desde 2001, os testes de triagem neonatal são um direito de todos os recém-nascidos através de leis e da implementação do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) do Ministério da Saúde. E as vacinas aplicadas no local são BCG (formas graves de tuberculose) e Hepatite B, as duas aplicadas ao nascer.
Contracepção – Grávidas que dão entrada na maternidade podem sair com um método contraceptivo. A maternidade oferece a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) e a injeção contraceptiva trimestral para todas as gestantes que realizam o parto na maternidade. Há também a possibilidade de fazer a ligadura, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Aleitamento materno – A importância do aleitamento materno é repassado para todas as mamães que tiveram seus bebês na maternidade. Diariamente, o pediatra, enfermeiros e técnicos passam em todas as enfermarias para orientar as puérperas. Não só orientação, mas ensinamentos, ajuda e estímulos são repassados para que a amamentação ocorra o mais naturalmente possível. A intenção é fazer com que as mães alimentem os bebês somente com o leite materno até os seis meses de idade.
“A mãe que chega à maternidade municipal é beneficiada com vários serviços. A facilidade de conseguir registrar, tirar a identidade, vacinar e fazer testes nos recém-nascidos é um ganho enorme para as mães, bebês e toda a família. Sempre pensamos em melhorar a vida das mães e dos bebês gonçalenses, aumentando a oferta de serviços”, explicou a diretora administrativa, Pâmella Sousa.
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados