Início > Defesa Civil > Manhã de treinamento para moradores de Tenente Jardim

Manhã de treinamento para moradores de Tenente Jardim

Publicado em:  06/04/2024

Defesa Civil realiza exercício simulado com a população

A Defesa Civil de São Gonçalo realizou, na manhã deste sábado, mais um exercício simulado de desocupação em Tenente Jardim. A ação de prevenção, além de ‘treinar’ os moradores para saberem como agir nos dias de chuva forte, também ofereceu ações de saúde, como medição de pressão e orientação sobre saúde bucal.

A atividade faz parte do projeto “São Gonçalo Resiliente”, idealizado para mostrar aos moradores como deve ser o deslocamento rápido de suas casas, após o toque da sirene, em dias de desastres naturais. Para o simulado, a comunidade é avisada durante a semana sobre o que vai acontecer e o que deve fazer. E no dia da ação, os agentes da Defesa Civil também vão às residências convidar os moradores.

“Esse simulado tem como finalidade aproximar a população local da Defesa Civil. E a gente traz serviços básicos que agregam ao simulado. A ideia é acolher as pessoas após o toque da sirene, que tem o seu volume testado para ver se atinge as casas. É também um teste para saber se as pessoas aderem ao movimento, se saem da residência e chegam ao ponto de orientação, onde têm acolhimento e cadastro e podem tirar dúvidas e receber orientações”, descreveu o subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assunção.

Durante a ação, os servidores também ouvem os problemas da comunidade e fazem avaliações de riscos após triagem. O objetivo é prevenir uma tragédia com orientação. As sirenes são acionadas pela Defesa Civil para alertar a população quando há riscos de deslizamento de terra em dias de chuva forte.

Jaqueson Oliveira, presidente da Associação de Moradores de Tenente Jardim, compareceu à atividade. “Nosso bairro tem áreas de riscos e é importante essa simulação para as pessoas saberem como vai fazer no dia, caso haja um desastre. Eu sempre me coloco à disposição. É muito importante a Defesa Civil atuar nessa área”, opinou.

A cartilha “Comunidade Mais Segura”, desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), com orientações sobre mudanças de hábitos com foco na redução de risco de desastres naturais e inundações, também foi distribuída.

A Defesa Civil de São Gonçalo realiza, constantemente, eventos de capacitação e treinamentos para os seus servidores e para a população para o enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas.

Foto: Júlio Diniz