Início > Educação > Manhã de festa e congratulações no CIM

Manhã de festa e congratulações no CIM

Publicado em:  24/11/2017

A manhã desta sexta-feira (24) foi de muita alegria para alunos, professores e toda comunidade do Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM), no Vila Lage. A unidade festejou o segundo aniversário de sua sede própria com diversas atividades apresentadas pelas próprias crianças. O CIM atende estudantes com deficiências (intelectual, visual, auditiva, física/motora e múltiplas); condutas típicas de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos, bem como alunos que apresentam altas habilidades/superdotação, de todo município.

O trabalho realizado na unidade é de grande importância para o desenvolvimento da política de inclusão em São Gonçalo, como afirmou o prefeito José Luiz Nanci, que fez questão de prestigiar o evento e tirar fotos com diversas crianças que frequentam a unidade.

“Hoje é um dia de comemoração e reconhecimento. O trabalho realizado aqui nos enche de orgulho e confiança, pois a inclusão é um dos maiores desafios da nossa administração. Quero parabenizar a toda equipe pelo excelente trabalho. Não há prêmio maior do que testemunhar a felicidade das nossas crianças”, afirmou o prefeito.

Já o diretor da unidade, professor José Augusto Coupey Quintanilha ressaltou o desafio de lidar com as diferenças.

“A educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes. Lidar com grupos implica lidar com as diferenças, o que equivale a enfrentar conflitos e buscar caminhos para superá-los. A inclusão é um desafio de melhoria da qualidade da educação básica para que os alunos, com ou sem deficiência, possam exercer o direito à educação em sua plenitude. É indispensável que a escola aprimore suas práticas a fim de atender às diferenças”, ressaltou.

Também presente no evento, o secretário Municipal de Educação, José Augusto Nunes, destacou o trabalho realizado na unidade.

“Hoje nós estamos comemorando dois anos do centro que atende nossas crianças. Há uma demanda muito grande e esse centro tem procurado honrar com todos os compromissos assumidos diante dos portadores dessas graves deficiências. Então, esse é um compromisso que o município tem com a política pública para que possa dar atendimento. Primeiro, eles estudam nas escola igual aos demais alunos. Segundo, eles vêm fazer o tratamento que se torna necessário. Então, nós estamos com uma equipe aqui especializada trabalhando em função da nossa população”, explicou.

A animação tomou conta da unidade com as apresentações das crianças que mostraram muito talento e criatividade, principalmente no carimbó. Mesmo sem qualquer ensaio, elas fizeram bonito e arrancaram aplausos da plateia. “Estas apresentações são super espontâneas, não impomos nada. Então as crianças estão livres para exercitar sua criatividade”, afirmou a coordenadora Jaqueline Barbio Violante, .

O CIM atende, atualmente, 534 alunos, mas sua capacidade é para atender a dois mil. Segundo o diretor José Augusto Quintanilha, os horários das oficinas estão sendo reorganizados para que o Centro possa receber mais estudantes em seu contraturno. O CIM também presta atendimento domiciliar e hospitalar. As crianças são encaminhadas à unidade pelas escolas e acompanhadas de um relatório preparado pelas professoras de classe. A unidade fica localizada na Avenida Lúcio Tomé Feteira, no Vila Lage.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães